quinta-feira, 25 de novembro de 2021

No dia 08/11/21, o Centro de Referência em Direitos Humanos/AVESOL ministrou oficina, por plataforma on-line, sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente para artesãs de grupos de Economia Solidária integrantes da Rede Ideia, assessoradas pela AVESOL. A oficina foi realizada por meio do edital de Fortalecimento de Territórios financiado pela Fundação Luterana e Diaconia (FLD).

Iniciou-se a oficina sensibilizando as presentes sobre o tema do Meio Ambiente e propôs três perguntas norteadoras da conversa: como eu produzo? Como eu consumo? Como eu me desloco? A partir disso, debateu-se, a partir de fotos e informações sobre a poluição mundial, as conseqüências dos níveis atuais de produção e consumo para o meio ambiente e a saúde. Referiu-se o impacto da atual produção de energia sobre o planeta, com o uso de combustíveis fósseis e a emissão descontrolada de gases causadores do efeito estufa.

Alertou-se para as conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), das Nações Unidas, divulgado em agosto de 2021, sendo o mais abrangente e conclusivo documento sobre a crise climática. O Relatório foi "um código vermelho para a humanidade", observando que "o aquecimento global está afetando todas as regiões da Terra, com muitas mudanças se tornando irreversíveis". Apontou-se os graves impactos climáticos que já estão sendo gerados por conta do aquecimento global, com impacto maior, sobretudo, nos mais pobres.

Ao depois, apontou-se a existência de acordos internacionais, legislação nacional e local especifica para a defesa da biodiversidade, reflorestamento e preservação ambiental. Dentre eles o Protocolo de Kyoto, o Acordo de Paris, o Artigo 225 da Constituição Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Código Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre. Neste sentido, a conversa adentrou também sobre a COP 26, realizada em novembro de 2021, e seus tímidos avanços, com o governo brasileiro fazendo promessas de redução da emissão de gases de efeito estufa e de acabar como desmatamento ilegal até 2030, o que foi visto com ceticismo pelas presentes, dado o péssimo historio de práticas ambientais do atual governo federal.

Frente a esse quadro, foi proposta reflexão sobre desenvolvimento sustentável e novas práticas coletivas e individuais para preservação do meio ambiente. Discutiu-se sobre transporte público, incentivo ao uso de bicicletas, produção de alimentos por meio da técnica da agrofloresta e as práticas de economia solidária empreendidas pelas participantes, com incentivo ao consumo local, consciente, justo e sustentável. Ainda, o desafio de se ampliar a gestão dos resíduos sólidos e a busca por um desenvolvimento sustentável e humano foi pautado nas falas.

Por fim, as participantes manifestaram certa frustração ao perceberem que a temática da preservação do meio ambiente, por mais que se faça a conscientização e divulgação da sua importância, acaba sempre relegada pelos governos, que nunca cumprem os acordos estabelecidos.




 

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores