O Voluntariado da Saúde tem como objetivo a humanização e a melhoria na qualidade de vida e autoestima de pessoas hospitalizadas, seus familiares e profissionais hospitalares. Através de parceira com o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e da ONG Doutorzinhos, voluntários, a partir de 18 anos, realizam diversas atividades, disseminando a humanização de hospitais.

As inscrições para o Voluntariado da Saúde acontecem duas vezes ao ano, normalmente nos meses de março e julho. Cada parceiro possui critérios próprios para a participação, devido peculiaridades das atividades desenvolvidas.

Voluntariado Hospital São Lucas da PUCRS


Os voluntários do HSL são encaminhados aos seguintes Projetos para a realização do trabalho voluntário:


Projeto Caminho Solidário
Trabalha com a doação de roupas, calçados, material de higiene, alimentos, vale-transporte e fraldas. Também realiza o Brechó Solidário.
Projeto Começar de Novo / Voluntário da MAMA
Fornece atendimento, apoio e presença junto a pacientes portadoras de câncer de mama e seus familiares nos aspectos preventivo e assistencial. Realiza confecção de órteses mamárias feitas de tecido e enchimento de painço.
Projeto Histórias de Vida
Contação de histórias e audição dos relatos vividos pelos pacientes, valorizando a arte de dialogar.
Projeto Maninho
Acolhe e envolve de forma lúdica as crianças que são trazidas ao hospital na condição de pacientes ou acompanhantes. Distribui material para pintura e desenho.
Projeto Espiritualidade
Realiza visitas aos pacientes, cuidadores e funcionários do HSL com o objetivo de partilhar o amor de Deus.
Projeto Arco-Íris da Alegria
Representação de personagens que inspiram alegria, com o intuito de proporcionar entretenimento aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes do hospital.
Projeto Reiki
Promover o bem estar dos colaboradores proporcionando um equilíbrio mental, espiritual, emocional e físico. O voluntári@ obrigatoriamente precisa ter concluído no mínimo, o Modulo I da formação de Reiki, apresentar certificado conclusão.
Projeto Roda Livros
Promover aos colaboradores do HSL acesso a leitura por meio de um acervo bibliográfico móvel” roda livros”. Constitui-se de um carrinho adaptado com estantes para acomodar diversos livros, exclusivamente para colaboradores do Hospital.
Projeto Voluntários acolhedores
Ser presença acolhedora para pacientes, familiares, acompanhantes e demais clientes que chegam ao Hospital, para auxiliar em sua localização . e ficam na recepção do térreo e segundo andar orientando as pessoas que chegam.
Projeto Música e Alegria
Levar alegria através da musica a pacientes, colaboradores e demais pessoas que circulam pelo hospital. Proporcionar música ambiente nos espaços comuns (exceto áreas restritas). Atuar tocando algum instrumento musical de forma a oferecer um clima de aconchego e leveza ao ambiente hospitalar.


Critérios para ser voluntário no Hospital São Lucas:
  • maior de 18 anos
  • participar do processo de entrevista, preparação e acolhida
  • não ser trabalhador da área da saúde
  • disponibilidade de 4h semanais em dias úteis





ONG Doutorzinhos




São palhaços. E ser palhaço no hospital é saber ler os sentimentos, diagnosticar sintomas do humor e transformá-los em alegria. Acreditam que o humor promove uma atitude positiva, contribuindo diretamente na recuperação dos pacientes. Oferecem aos pacientes e equipe hospitalar um local de experimentação do riso, estabelecendo uma conexão entre os sentimentos de cada um. São agentes terapêuticos no processo de humanização da saúde, levando alegria para as crianças e adultos hospitalizados, bem como a todos os profissionais das instituições.

Critérios para inscrição:
  • Maior de 18 anos
  • Ter disponibilidade para 30 dias de treinamento noturno
  • Disponibilidade de 4h semanais para atuação voluntaria
  • Não ter faltas no treinamento
Informações:

https://www.facebook.com/Doutorzinhos?fref=ts







Locais de atuação voluntária:  Hospital São Lucas/PUCRS, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital da Criança Santo Antônio/Santa Casa de Misericórdia, Kinder, Hospital Moinhos de Vento e Pronto Socorro.


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores