9 de outubro de 2019

No dia 07/08 de 2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL ministrou 02 oficinas sobre Direitos Humanos e Cidadania para crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Onofre Pires, localizada na rua Beco do David, 269, Lomba do Pinheiro, Porto Alegre/RS.
A oficina abordou a temática dos Direitos Humanos, tendo como enfoque os artigos da Constituição de 1988. O método de ensino foi o participativo, conjugado com o expositivo, incentivando-se a participação das crianças, com amplo espaço para perguntas.
O objetivo da oficina foi passar as crianças quais são os principais Direitos Humanos reconhecidos em nossa Constituição, promovendo a reflexão sobre a importância do respeito aos Direitos Humanos para o exercício pleno da cidadania, bem como desconstruir certas visões arraigadas no senso comum sobre o conceito de Direitos Humanos.
Assim, sorteou-se alguns trechos da Constituição que elencam direitos e pediu-se que algum dos participantes fizesse uma mímica para os demais com o objetivo de que estes adivinhassem qual direito estava posto no papel. As crianças gostaram muita da dinâmica da mímica, pois puderam, assim, eles mesmos ensinar uns aos outros o que significava cada um daqueles direitos. Após a turma acertar a mímica do colega, foi dada uma breve explicação sobre o significado, a história e a aplicação prática do direito que foi mostrado a turma.  
Em resumo, as crianças puderam interpretar e foram debatidos os Direitos assegurados em nossa Constituição federal, tais como o Art. 5º, que diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; art. 14: a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos; art. 6º: são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição; art. 9º: é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender e o art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Ao final, para dar um fechamento na oficina, afirmou-se para as crianças a importância do conhecimento dos seus direitos e do exercício da cidadania, que nada mais é do que é a expressão concreta do exercício da Democracia. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados. 

Em suma, houve grande participação das crianças na atividade, as quais ficaram muito empolgados em poder mostrar aos outros o seu entendimento sobre os direitos que estavam sendo debatidos. Ao final, todos disseram ter aproveitado muito a oficina, sendo o tema presente e atual em suas vidas.




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