A oficina abordou a temática dos Direitos Humanos, tendo como enfoque os artigos da Constituição de 1988. O método de ensino foi o participativo, conjugado com o expositivo, incentivando-se a participação das crianças, com amplo espaço para perguntas.
O objetivo da oficina foi
passar as crianças quais são os principais Direitos Humanos reconhecidos em
nossa Constituição, promovendo a reflexão sobre a importância do respeito
aos Direitos Humanos para o exercício pleno da cidadania, bem como
desconstruir certas visões arraigadas no senso comum sobre o conceito de
Direitos Humanos.
Assim, sorteou-se alguns trechos da Constituição
que elencam direitos e pediu-se que algum dos participantes fizesse uma mímica
para os demais com o objetivo de que estes adivinhassem qual direito estava
posto no papel. As crianças gostaram muita da dinâmica da mímica, pois puderam,
assim, eles mesmos ensinar uns aos outros o que significava cada um daqueles
direitos. Após a turma acertar a mímica do colega, foi dada uma breve
explicação sobre o significado, a história e a aplicação prática do direito que
foi mostrado a turma.
Em resumo, as crianças puderam interpretar e foram
debatidos os Direitos assegurados em nossa Constituição federal, tais como o Art. 5º, que diz que todos são iguais perante a lei,
sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos
estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; art. 14: a soberania
popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com
valor igual para todos; art. 6º: são direitos sociais a educação, a saúde, a
alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a
previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos
desamparados, na forma desta Constituição; art. 9º: é assegurado o
direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de
exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender e o art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia
qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de
defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
Ao final, para dar
um fechamento na oficina, afirmou-se para as crianças a importância do
conhecimento dos seus direitos e do exercício da cidadania, que nada mais é do
que é a expressão concreta do exercício da Democracia. Relaciona-se,
portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na
sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.
Em suma, houve grande participação das crianças na
atividade, as quais ficaram muito empolgados em poder mostrar aos outros o seu
entendimento sobre os direitos que estavam sendo debatidos. Ao final, todos
disseram ter aproveitado muito a oficina, sendo o tema presente e atual em suas
vidas.
0 commentário:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.