quinta-feira, 4 de julho de 2019

No dia 12/06/2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou 4 oficinas sobre Bullying e Cultura da Paz para crianças e adolescentes estudantes da EMEF Antônio de Oliveira Carvalho e EMEF Pe. João Inácio de Mello, ambas localizadas no Município de Capela de Santana/RS, pela manhã e pela tarde. A oficina fez os jovens dialogarem sobre o Bullying, tendo como base a Lei 13.185/15, que institui Programa de Combate à Intimidação Sistemática e previu os tipos de bullying, dispondo que considera-se intimidação sistemática (Bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
Iniciou-se a oficina questionando o grupo o que é o Bullying. Os jovens não só responderam, como também relataram situações que já vivenciaram, o sofrimento causado por este tipo de violência na vida de cada um, bem como cada um o enfrenta.
Em seguida realizamos uma dinâmica de sensibilização, na qual os jovens, divididos em grupos, relataram em duas folhas de papel, frases que eles gostavam de ouvir e frases que lhes machucavam.  
Ao depois, as frases foram colocadas num cartaz para provocar a reflexão dos jovens sobre tais frases. Estes expressaram os danos causados pelo bullying, apontando que este fere sua autoestima, sentem-se péssimos por dentro e muitas vezes não falam o que estão sentindo. Ficam isoladas e tristes, alguns até trocam de escola, outros ficam depressivos, entre outras consequências.
Assim, encerrou-se a oficina com a dinâmica da teia de sentimentos, em que os jovens foram convidados a dizerem só elogios aos colegas. Ao final, conclui-se que, para alcançar a Cultura da Paz, é preciso ocorrer uma mudança de atitude que seja capaz de mudar esta realidade, vivendo com valores de respeito, solidariedade e aceitação com o outro como ele é de acordo com suas diversidades.





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores