quinta-feira, 22 de novembro de 2018

No dia 17/10/2018, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou duas oficinas sobre Sexualidade, por meio do Termo de Fomento CRDH 861471/2017/SNC/MDH, para jovens atendidos pelo Centro Social Marista Nossa Senhora Aparecida das Águas, no Bairro Arquipélago em Porto Alegre.
A oficina tratou sobre Gênero e Sexualidade, permitindo o debate acerca de questões que perpassam diariamente a vida dos jovens. 
O método de ensino foi o expositivo, incentivando-se a participação dos presentes, com amplo espaço para perguntas. Os materiais utilizados durante a oficina foram slides de PowerPoint, materiais de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e anticonceptivos, bem como reportagens de jornal. Neste sentido, foram passadas noções básicas sobre prevenção a gravidez indesejada e DST’s, bem como sobre orientação sexual. Ainda, abordou-se as noções sobre o uso da camisinha e a eficácia do D.I.U.
Para dinamizar o aprendizado, fez-se a dinâmica da “Cadeia de Transmissão”, em que cada jovem recebeu um papel com um símbolo: alguns receberam um triângulo, outros um círculo. Apenas 2 jovens do grupo receberam, uma estrela. Enquanto uma música era tocada, os jovens circulavam. Quando esta parava, eles formavam pares e cada um deles deveria copiar todos os símbolos que o seu colega tivesse no seu papel. Isso se repetiu por algumas vezes. Ao final, perguntou-se quantos jovens tinham em seu papel uma estrela, sendo que quase a metade respondeu que possuía uma estrela. Assim, explicou-se que apenas 2 jovens de cerca de 40 começaram com a estrela e, ao final, após sucessivas trocas entre os jovens, muitos do grupo a possuíam. Com isso, fez-se a relação entre isto e a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, bastando uma pessoa portadora do vírus entrar em contato com outras para que este se espalhe facilmente em uma comunidade.

Ao final, com esta conscientização sobre os riscos envolvidos nas relações sexuais, especialmente, as desprotegidas, todos disseram ter aproveitado muito a oficina, sendo o tema presente e atual em suas vidas. Cabe ressaltar que a sexualidade influência pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também é considerada um direito humano básico.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores