quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Na tarde do dia 11 de novembro ocorreu na sede da Avesol o encontro dos empreendimentos econômicos solidários da Rede Ideia / AVESOL. Estiveram presentes diversos integrantes de empreendimentos que discutiram e refletiram sobre o tema “novembro, mês da consciência negra”. 
O momento iniciou com uma acolhida e sensibilização sobre o tema. Nessa primeira parte se fez a leitura do texto “sem igualdade racial não há democracia” e com um vídeo que apresentou diferentes faces da desigualdade racial no Brasil. Assim, os participantes foram motivados e instigados ao tema, de modo que na atividade seguinte cada um recebeu papel e caneta para representarem graficamente um escravo. A partir dessas representações, as pessoas presentes foram divididas em 4 grupos que analisaram as diversas representações e com as imagens iniciaram um debate coletivo. Questões sobre desigualdades, escravidão moderna, desigualdade social, falta de oportunidades foram alguns dos temas que entram nas reflexões feitas a partir das análises das representações de um escravo. 
Essa primeira parte foi concluída com um fechamento de um dos educadores da Avesol sobre as falas e a necessidade de lutarmos contra o racismo e as desigualdades raciais.  

Após ocorreu uma pequena pausa para o café, e seguiu com a entrega dos plumantes que foram adquiridos coletivamente por alguns grupos da Rede Ideia. Em seguida, fez-se uma avaliação geral de como foram as Feiras da Cidadania 2019 e foi feito o convite para que outros grupos consigam integrar essas no ano de 2020. Após, alguns dos integrantes da comissão do Fundo Rotativo Solidário presentes fizeram uma fala reforçando a importância do fundo e os projetos em andamento. O momento da tarde foi culminado então com os informes e com o convite para o Conectando Ideias, momento de formação e confraternização de todos os segmentos da Rede Ideia que acontecerá no dia 12 de dezembro de 2019.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores