sexta-feira, 26 de abril de 2019


No dia 25 de abril de 2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH realizou o evento Café com Direitos “Terra, Cultura e Resistencia: Povos Indígenas e Quilombolas”, tendo como convidados Dr. Silvio Jardim, representante governamental do Conselho Estadual dos Povos Indígenas/RS, Vereadora em Porto Alegre/RS, Karen Santos, representando a Frente Quilombola/RS e André Benites, cacique Mbya-Guarani em Maquiné/RS.
Iniciando a tarde, o Dr. Silvio abordou as lutas dos movimentos sociais por igualde de direitos, denunciando o mito da igualdade racial no Brasil, que impede avanços no tema. Lembrou do genocídio dos povos indígenas que foram reduzidos a menos de 3% de sua população originária. Citou que, mesmo assim, ainda há grande diversidade de culturas indígenas no país, existindo cerca de 274 idiomas diferentes.
André, Cacique Mbya-Guarani, referiu que não houve “descobrimento” do Brasil, mas sim invasão e genocídio. Disse que a luta pela cultura e a vida dos indígenas é uma luta universal, pela preservação da natureza e da terra. Apontou as constantes violações de direitos sofridas pelos povos indígenas, citando uma comunidade que habita há 40 anos a margem de uma rodovia em Capivari do Sul/RS, sem ter seu direito a terra reconhecido até hoje. Aduziu a importância de que os costumes indígenas sejam respeitados e preservados. Assim, disse que sua comunidade fundou uma escola autônoma para educar suas crianças e jovens conforme a cultura guarani, o que não é bem compreendido pelos órgãos estatais.
Karen Santos lembrou da formação da Frente Quilombola/RS e a luta pelas ações afirmativas nas Universidades. Apontou a importância dos quilombos urbanos em Porto Alegre como pontos de cultura negra e resistência na cidade. Aduziu as diversas dificuldades enfrentadas pelos quilombos, desde a preservação de suas terras frente a especulação imobiliária, ações de reintegração de posse, até problemas mais básicos de manutenção dos espaços.  
As falas demonstraram que, no Brasil, a luta dos povos indígenas e quilombolas pela afirmação de sua cultura e pela posse de suas terras, após séculos de genocídio, é permanente. A tarde foi extremamente proveitosa para se pensar sobre estratégias de luta e resistência para a garantia dos direitos destas populações, sempre partindo da escuta dos principais envolvidos para que ações possam ser feitas. Nada sobre nós, sem nós!




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores