quarta-feira, 10 de abril de 2019


Realizamos oficina com o tema Direitos Humanos, Cidadania e Política para 30 jovens do Centro de Juventude Cruzeiro no dia 03/04. Iniciamos a oficina perguntando aos jovens: o que é política? Eles responderam e fomos anotando no quadro. Para podermos definir o que é política sem as interferências de juízo pessoal falamos sobre o surgimento da política em nossa civilização. A política como o exercício da não-violência para a tomada de decisões em nossa sociedade. No desenvolvimento da humanidade dividimos o poder em três instâncias equivalentes: executivo, legislativo e judiciário.
Ocorre que a justiça social ainda não foi alcançada e existe muita desigualdade no mundo. Essa afirmação nos leva a refletir sobre os limites da distribuição dos três poderes e a avaliação que fazemos da pratica política dos eleitos para esses cargos. Entretanto, existiam experiências solidárias de fazer política como associações de bairros, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias, movimentos sociais e outras organizações idôneas. Assim, chegamos à conclusão de que para entendermos melhor a política temos que saber distinguir os interesses que estão por trás de cada sujeito e se o resultado de sua prática é para o bem-estar comum.      
Um exemplo de movimento social que tratamos foi o Levante Popular da Juventude e dois jovens dessa organização falaram sobre a sua experiência com a política e a importância de continuar aprimorando a democracia e os espaços de poder dentro de uma sociedade para que a política alcance justiça para todos/as.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores