quarta-feira, 13 de junho de 2018


No dia 30 de maio de 2018, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL realizou mais uma oficina na Escola Victor Issler, situada no Bairro Mario Quintana, com as três turmas do sexto ano do segundo ciclo. A oficina versou sobre Bullying e cultura da paz, total 90 adolescentes. Inicialmente cantamos uma música para descontrair, logo em seguida todos se apresentam. Começamos a oficina perguntando para os adolescentes: o que significa a palavra bullying? Uns responderam outros deram exemplo de bullying outros riram, após a rodada de conversas. Explicamos o que é Bullying Lei nº 13.185, de 6/11/15 que significa Intimidação Sistemática e apresentamos os tipos de intimidação através da lei.
Pedimos que escrevessem em um papel coisas que gostavam de ouvir sobre si e quais as palavras ofensivas e negativas que já ouviram e não gostaram de ouvir e qual o sentimento que expressamos neste momento. Os alunos trouxeram vários nomes e situações de constrangimento que já passaram e ouviram em casa na escola e na rua e o sentimento é magoa, pois intimidação sistemática gera a baixo estima, um grande desconforto. O Bullying é um assunto que está sendo estudado e debatido no mundo todo formas e estratégias para combatê-lo.
Aqui em Porto Alegre, através da Secretaria de Educação está sendo implantado nas escolas o Programa CIPAVE -Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, em parceria com as demais secretarias de governo, busca orientar a comunidade escolar sobre as mais diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar, para que juntos possam:  Identificar situações de violência, acidentes e causas;- Definir a frequência e a gravidade com que ocorrem;- Averiguar a circunstância em que ocorrem estas situações;- Planejar e recomendar formas de prevenção;- Formar parcerias com entidades públicas e provadas para auxiliar no trabalho preventivo;- Estimular a fiscalização por parte da própria comunidade escolar, fazendo com que zele pelo ambiente escolar;- Realizar estudos, coletar dados e mapear os casos ocorridos que envolvam violência e acidentes, para que sejam apresentados à comunidade e às autoridades, proporcionando que estas parcerias auxiliem no trabalho de combate e prevenção dos acidentes e violência na escola. Finalizamos a oficina, com o compromisso de chamar o colega pelo nome e a dinâmica da Teia de Elogios.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores