segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

No dia 30/11/2018, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou oficina sobre Gênero e Sexualidade, por meio do Termo de Fomento CRDH 861471/2017/SNC/MDH, para jovens atendidos pela Ensino Social Profissionalizante (ESPRO).
A oficina tratou sobre Gênero e Sexualidade, permitindo o debate acerca de questões que perpassam diariamente a vida dos jovens.  O método de ensino foi o expositivo, incentivando-se a participação dos jovens, com amplo espaço para perguntas. Os materiais utilizados durante a oficina foram slides de PowerPoint e materiais de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e anticonceptivos. Neste sentido, foram passadas noções básicas sobre prevenção a gravidez indesejada e DST’s, bem como sobre orientação sexual. Foram passadas noções sobre o uso da camisinha e a eficácia do D.I.U.
A conversa com os jovens também abordou o tema do consentimento e da pornografia, uma vez que quando não há consentimento em uma relação afetiva/sexual estará havendo uma violência e, muitas vezes, um estupro. Ao depois, abordou-se o tema do gênero e da transsexualidade, conscientizando-se os jovens sobre a importância do respeito à diversidade.
Ainda, houve uma sensibilização sobre os papéis que são impostos a cada gênero em nossa sociedade, bem como sobre as violências que ocorrem quando toma-se tais papeis como algo imutável e certo. Houve intensa participação dos jovens, os quais puderam expressar suas angústias e dúvidas sobre os temas tratados. Ao final, após ter sido passado os canais de formalização de denúncias relativas a violências de gênero, todos disseram ter aproveitado muito a oficina, sendo o tema presente e atual em suas vidas.

Registre-se que a sexualidade influência pensamentos, sentimentos, ações e interações e, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também é considerada um direito humano básico.


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores