quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

No dia 29 de novembro a AVESOL realizou o Encontro Estadual dos Grupos de Economia Solidária. O encontro Conectando Ideias, foi realizado na Casa Marista da Juventude e contou com a presença de mais de 130 participantes representando os segmentos de artesanato, confecção, alimentação e catadores que fazem parte da Rede Ideia.
O encontro começou cedo, com a saída de um ônibus em frente a AVESOL até a CAJU, ao chegarem no local do evento os grupos foram acolhidos e convidados a formarem um círculo para iniciarmos com a apresentação de cada participante.
As atividades do dia deram conta de promover o debate sobre nosso acúmulo social e nossas tarefas para o próximo período. Os desmoronamentos institucionais do poder público, da forma como antes conhecíamos, tem levado a interpretações extremas do setor mais popular da sociedade, o que resultou a vitória nas urnas de Bolsonaro. As muitas vozes que participaram do encontro contribuíram para um balanço coletivo a respeito do resultado eleitoral 2018, o fato da maior economia da América Latina ter como orientação ajustes perversos para o povo, o giro a extrema direita e os reflexos que trará além de nossas fronteiras, ameaçando a soberania de nossos vizinhos tudo isto a serviço dos interesses Norte Americanos e do grande capital. O Dep Federal Marcon, o Vereador Roberto Robaina e o Presidente Estadual da Central Única dos Trabalhadores/CUT-RS – Claudir Nespolo, contribuíram com o debate, participando do painel que debateu os desafios de organização para os movimentos populares.
O encontro teve como símbolo o “Anel de Tucum” que durante a escravidão no Brasil era utilizado pelos negros e indígenas como forma de resistência e luta por liberdade, recriando a noção de família. Hoje o anel é usado como símbolo de compromisso com as lutas do povo. Após um dia produtivo de grandes debates, encerramos o encontro com uma mística sobre o Anel de Tucum, cada participante aceitou o anel como forma de compromisso com a Economia Solidária.






0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores