quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

No dia 15/12/2018, o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL, por meio do convênio MDS/SNC 861471/2017, ministrou oficina sobre Direitos Humanos e Cidadania (Direitos Trabalhistas) para imigrantes haitianos na Paróquia Santo Agostinho, Rua Pero Lobo Pinheiro, Bairro Sarandi, Porto Alegre/RS.
O método de ensino foi o expositivo, incentivando-se a participação dos presentes, com amplo espaço para perguntas. Os materiais utilizados durante a oficina foram cartilhas, em francês/português com os principais direitos trabalhistas, bem como cópia do art. 7º da Constituição Federal, que traz os principais direitos assegurados aos trabalhadores no Brasil. 
Assim, a oficina abordou a temática dos Direitos Humanos e da Cidadania, dando enfoque ao Direito Trabalhista, pois é algo que gera muitas dúvidas entre a população imigrante. Foram abordadas as noções de relação de emprego, subordinação e os tipos de contratos trabalhistas. Discorreu-se sobre o conceito de salário, os benefícios adicionais que são devidos e os modos de rescisão contratual. Por fim, gizou-se sobre o direito a férias e alguns aspectos novos que foram trazidos pela reforma trabalhista.  
Houve muitas dúvidas entre os presentes que questionaram muito o fato de que, na prática, as coisas não são bem como apontadas na lei, gerando muita indignação. Com isso, apontou-se que um dos principais exercícios da cidadania é conhecer o “dever-ser” para poder agir sobre o “ser”, com o objetivo de alterá-lo. Portanto, foram passadas as principais formas de fiscalização das leis trabalhistas e a importância de seu fortalecimento, como o Ministério do Trabalho e Emprego e suas agências fiscalizadoras, o Ministério Público do Trabalho, os Sindicatos e as assessorias jurídicas particulares ou vinculadas a Universidades. Ao final, todos disseram terem aproveitado muito a oficina, pois as informações são vivenciadas cotidianamente em sua rotina como trabalhadores no Brasil.




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores