5 de dezembro de 2014







Nos dias 02 e 03 de  dezembro, em Porto Alegre, ocorreu o ultimo encontro do ano da Rede de Catadores – Rede Ideia Cultivando o Amanhã, o encontro contou com a presença de 28 lideranças de catadoras e catadores das mais diversas localidades do Estado.
Concomitantemente ao encontro de catadores organizado pela AVESOL - Associação do Voluntariado e da Solidariedade - ocorria em São Paulo a 5° adição da Expo Catadora que contou com a presença dos catadores que fazem parte da Rede Ideia Cultivando o Amanha da Rede Cata POA das UT´s bases do MNCR, o que demonstrou uma organização por parte dos catadores para participar das duas atividades e contribuir com o debate sobre a organização da categoria e seus desafios para 2015.

Os conceitos de: ‘‘Tecnologia, Gestão Associativa, Logística Reversa, Sustentabilidade Coleta Solidaria”, foram os assuntos abordados em nosso encontro que resgatou o conteúdo trabalhado durante o ano nos encontros de formação e nas assessorias de capacitação com as unidades de triagem.

Privilegiamos momentos onde as UT’ puderam trocar experiências e compartilhar suas dificuldades, o que provocou um debate produtivo entre os participantes que trabalharam na construção de metas para qualificar suas atividades durante o próximo ano.

As atividades do ano de 2014 foram encerradas com avaliação positiva por parte dos catadores, que citaram seus avanços enquanto organização coletiva nas ações realizadas em Redes. A melhora significativa na gestão das unidades e o desafio de criarem um banco de dados virtual, com também, as informações que possibilitem vendas diretas a indústria.


Enquanto entidade de apoio, a Economia Solidaria segue apostando no desenvolvimento da organização de empreendimentos solidários como contraponto a acumulação desenfreada de capital por parte do agronegócio, dos bancos, das grandes corporações que contam com a conivência do Estado. Por isso, temos lado e afirmamos que assim como tivemos nos anos que se passaram, também estaremos em 2015 do lado dos Catadores, dos empreendimentos solidários rurais e urbanos, assim como do lado daqueles que defendem uma sociedade justa, fraterna e solidaria.


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

avesol@avesol.org.br

Seguidores