quinta-feira, 5 de maio de 2022

 Artistas ensinam  pintura e cerâmica para crianças e adolescentes


A vontade de uma professora de unir educação, arte e saúde foi o que deu origem ao projeto Arte por Toda Parte, que desde agosto de 2021 possibilita que crianças e adolescentes gaúchos tenham acesso a oficinas de cerâmica, pintura e arte no prato, em que elas criam obras de artes comestíveis utilizando frutas. O projeto foi criado pela professora e artista plástica Patrícia Muniz, 44 anos, em 2016, na cidade de Imbituba, Santa Catarina. 

Desde o ano passado, a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) é a entidade parceira que atua levando o projeto para comunidades na Capital e na Região Metropolitana. Crianças e adolescentes de quatro a 14 anos que moram na Ilha dos Marinheiros, Vila Nova, Mário Quintana, Safira, Bom Jesus, Partenon e são atendidas por alguma instituição parceira da Avesol já participaram do projeto. A estimativa da ONG é que até dezembro desse ano o projeto também passe por GravataíSanta Maria e Osório, atendendo, no total, mais de 200 participantes. 


– Nós atuamos em toda a aplicação do projeto no Rio Grande do Sul, em um trabalho conjunto com a Patrícia. As entidades que já eram parceiras da Avesol foram as contempladas nesse primeiro momento. Mas, tem dado tão certo, que outras instituições têm nos procurado – explica a psicóloga que atua como supervisora administrativa na Avesol, Daniela Van der Straeten Pimentel, 37 anos.

LEIA MAIS
Faltam profissionais em escola municipal de Porto Alegre
Projeto de balé precisa de ajuda para enfrentar o inverno
Comunidade espera conclusão de obra em escola na Restinga

Destaque

De acordo com Patrícia, desde que foi criado, o projeto já atendeu cerca de 10 mil crianças e adolescentes. Além disso, no seu primeiro ano, ele foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como um dos projetos mais inovadores do país. De lá pra cá, a professora já apresentou os resultados da iniciativa em países como Inglaterra e Portugal:

– Fomos vendo que conforme as crianças entravam no projeto, algumas delas deixavam de precisar de medicação controlada. O resultado se apresenta muito além das questões culturais. 

A expectativa é que o projeto possa ser executado em outros estados do país a partir da criação de polos, como os que existem em Imbituba e Porto Alegre.

Desafios

Daniela conta que, apesar da receptividade das crianças atendidas, o projeto passou por alguns desafios. O principal deles foi o momento de agravamento da pandemia, em que as oficinas precisaram ter seu calendário alterado, já que algumas instituições fecharam. Além disso, alguns artistas contraíram covid-19, o que também exigiu readequações:

– Várias modificações vão sendo feitas a partir da situação que se apresenta. 

A psicóloga destaca a importância de desenvolver o projeto com organizações que, em seu dia a dia, enfrentam dificuldades para atender as comunidades. Para ela, a aproximação da arte, da saúde, da cultura e da educação é um diferencial que já tem mostrado resultado na vida dos participantes. Mas, ela entende que, a partir da primeira edição, o projeto também fica com a provocação de como dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

CONFIRA
/// Para saber mais sobre o projeto, acesse o site avesol.org.br, entre em contato pelos telefones (51) 3221-2318 e (51) 99990-2818 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

Produção: Kênia Fialho

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores