quarta-feira, 30 de março de 2016

Nos dias 28 e 29 de março de 2016, a Coordenação Ampliada do Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária esteve reunido, olhando para a organicidade do movimento de Economia Solidária e para a conjuntura política atual. Após o relato dos Fóruns Regionais e a análise do andamento do Projeto Articulação Estadual do FGEPS, viabilizado pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e executado pela AVESOL,  analisou-se a fragilidade dos empreendimentos solidários no Estado e a necessidade de investimento em formação política de base. As grandes mídias  acabam por violar o direito à informação verídica, colocando um modelo de sociedade popular e participativo em clima de instabilidade política. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária lançou uma carta aberta de apoio a democracia participativa, a qual o FGEPS contribuiu para elaboração, também reforçando a construção de uma carta aberta do FGEPS, apontando o descaso com a economia solidária no Rio Grande do Sul.

No dia 29, às 14 horas, a Coordenação Ampliada participou do Grande Expediente da Assembleia Legislativa, com a condução do Deputado Zé Nunes, que pautou a Economia Solidária e realizou a entrega do relatório da Subcomissão de Economia Solidária de 2015. No mesmo dia, às 18 horas, aconteceu a Audiência Pública “SENAES: perspectivas e desafios” com a participação de representações diversificadas da Economia Solidária como cooperativas, catadores, artesãos, grupos informais, entidades de apoio, coletivos de alimentação, agricultura familiar, rede feminista, entre outros. O debate fortaleceu a Democracia Participativa, mostrando que os movimentos sociais, de trabalhadoras e trabalhadores, estão juntos em luta pela legalidade, valorização do ser humano e contra qualquer forma de privilégios que violem as conquistas de direitos humanos e o bem viver dos seres vivos.


A Audiência Pública foi a primeira atividade do Frente Mista Parlamentar de Economia Solidária do RS, que será um importante instrumento para o fortalecimento da Economia Solidária, avançando nos processos de efetivação de política pública. 




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores