quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

A AVESOL/CRDH, além de realizar formações que visam a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos, vem atuando também na assistência jurídica a imigrantes que buscam viabilizar a concessão de vistos de permanência no Brasil.
Em meados de novembro deste ano (2024), o Centro de Referência em Direitos Humanos, através de seu departamento jurídico, realizou o requerimento de reunião familiar ao haitiano J.J.M., que reside no Brasil há 5 anos, e ele, finalmente, poderá reencontrar sua família em Porto Alegre/RS. A concessão do visto temporário para fins de reunião familiar, de sua esposa e filhos, foi concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no início do mês de dezembro.
Em 10 de abril de 2023, foi publicada a Portaria Interministerial MJSP/MRE Nº 38, que tem como objetivo viabilizar a concessão de visto temporário para fins de reunião familiar, para nacionais haitianos e apátridas, com vínculos familiares no Brasil, como previsto na Lei de Migração nº 13.445, de 24 de maio de 2017.
A partir do Sistema de Gestão e Controle de Imigração (MigranteWeb), desenvolvido no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é possível realizar solicitação pela pessoa haitiana residente no Brasil, que obteve residência por acolhida humanitária e deseja trazer familiares residentes no Haiti. A autorização de residência é analisada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e sendo autorizada a residência, o familiar residente no Haiti deverá aguardar até ser contatado pelo serviço consular para tratar do visto.


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores