quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

No dia 05/11 de 2019, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL ministrou oficina sobre Ética para jovens atendidos pela Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), em Porto Alegre/RS.
A oficina foi realizada pelo voluntario Daniel Evanor que abordou o conceito de Ética, relacionando-o com os Direitos Humanos. Afirmou-se que ética é uma questão básica para se viver em sociedade, ou seja, ter a capacidade empática, ou princípios e valores universais que nos permitem construir uma sociedade civilizada e cidadã.
Referiu-se a importância de estipularmos regras de convívio, com direitos intrínsecos ao ser humano. Com isso, acaba-se por se pôr no lugar do outro. Neste sentido, introduziu-se os conceitos de Direitos Humanos como universais, tendo-se como base a afirmação de que todo ser humano nasce livre e igual a todos os outros.
Discutiu-se sobre o caso dos refugiados que tensiona o Direito à soberania nacional com o direito à sobrevivência e os direitos de ir e vir. Lembrou-se as diferenças entre ética e moral, sendo a moral mais fluida que a ética, pois nem tudo que possa se dizer moral será ético em determinado momento histórico, político, social.
Por fim, separou-se a turma em quatro grupos para que discutissem casos que implicam decisões éticas: como o caso de desocupar uma vaga de UTI, um barco afundando sem coletes salva-vidas para todos, o sistema toyotista de produção industrial e a distribuição de recursos nos Estados federados e o princípio da subsidiariedade.

Em conclusão – apontou-se a importância do agir ético, conforme cada período histórico e as evoluções dos conceitos do que seja ético. Houve intensa participação dos jovens, os quais mostraram-se interessados em discutir questões éticas que muitas vezes não são pautadas para debate e raciocínio na vida cotidiana.


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores