quinta-feira, 8 de março de 2018


Ao longo da história as mulheres lutaram muito e conquistaram direitos sociais, políticos e trabalhistas entre outros. No Brasil a Lei Maria da Penha foi um marco na prevenção e criminalização da violência contra a mulher, foram criadas políticas públicas que beneficiaram a vida das mulheres, como programas de transferência de renda, ampliação das creches que permitiram a muitas mulheres prover um mínimo para a família e melhores condições para trabalhar. Hoje já são mais de 40% os lares chefiados por mulheres, seja por necessidade ou opção, isso demonstra força, poder e protagonismo feminino.
Mas nem tudo são flores, o desmonte das políticas públicas, as reformas políticas e uma onda conservadora que vem assolando o país aumentam o risco de retrocesso destas conquistas, especialmente quando consideramos a dimensão racial, pois a mulher negra é a que mais sofre violência e a que mais tem seus direitos violados.  Mesmo com tantos mecanismos de defesa de direitos, ainda não conseguimos diminuir consideravelmente os números da violência contra mulher, a cada duas horas uma mulher é assassinada, a cada 2 minutos uma mulher é vitima de agressão psicológica e/ou física. A desigualdade de salários, da representação política e o machismo estrutural presente no Brasil são questões que precisam ser superadas. É necessário um debate constante sobre estes temas, pensar estratégias de luta, resistência e enfrentamento destes desafios ainda presentes na sociedade.
Neste 08 de março a AVESOL parabeniza todas as mulheres, em especial a nossas colaboradoras e assessoradas que tanto contribuem para a entidade. Acreditamos na força da mulher, no protagonismo feminino e reafirma o compromisso de lutar na defesa dos Direitos das Mulheres. Aproveitamos para convidar a todas e todos a participarem do primeiro “Diálogos sobre Direitos Humanos” deste ano, promovido pelo Centro de Referência em Direitos Humanos - AVESOL. A conversa será dia 14/03/2018 a partir das 14h na Rua Almirante Barroso, 626, Porto Alegre/RS. 


Assim, convidamos você a juntar-se a nós nesta luta pela defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e aprofundar o debate!


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores