quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Nos dias 23 e 24 de agosto de 2017 estiveram mais de 50 catadores de materiais recicláveis de diferentes localidades do Rio Grande do Sul, debatendo a inclusão dos catadores na política pública de gestão dos resíduos em seus municípios. Estes catadores fazem parte da Rede Ideia, uma articulação entre empreendimentos econômicos solidários. O encontro foi realizado na Casa da Juventude Marista.
Os representantes das associações/cooperativas de catadores presentes, durante o primeiro dia construíram um quadro de informações sobre a realidade de cada município apresentando as dificuldades externas e internas de cada unidade de catador, assim permitiu o coletivo pensar ações que possibilitem superar algumas das dificuldades apresentadas no quadro.
O segundo dia do encontro foi marcado pela visita de campo. A Rede Ideia de Catadores teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no Polo Marista de Formação Tecnológico, no CESMAR – Centro Social Marista localizado no Bairro Mario Quintana.
Um dos gargalos que tem se apresentado nas unidades de catadores são os equipamentos eletrônicos, pois o manejo e o acondicionamento precisam de um processo diferenciado tendo em vista o auto grau de contaminação. Porém o manejo correto destes resíduos pode trazer um resultado econômico positivo. O Setor de resíduos de equipamentos eletrônicos tem obtido excelentes resultados econômicos. O objetivo da visita de campo foi provocar uma nova oportunidade de negócio para os catadores.
A Rede Ideia tem fomentado diversas Redes Solidária pelo interior do Estado promovendo a inclusão social e econômica através de uma metodologia participativa, criando Planos de Negócios colaborativos.

Seguimos lutando por uma política inclusiva.

Viva a luta dos Catadores!




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores