Por ser entidade parceira da AVESOL,
principalmente do Programa de Voluntariado, o MDCA – Movimento pelos Direitos
da Criança e do Adolescente convidou o Centro de Referência em Direitos Humanos
para aplicar oficina sobre Violências e Violações de Direitos Humanos, no
Encontro de Formação de Educadores, realizado no último dia 18, na Escola Gema
Belia.
A metodologia utilizada pela equipe
do CRDH foi a adaptação do jogo “Fuxico”, desenvolvido por estudantes de
pedagogia da UFSC, em 2011, para trabalhar conceitos e fatos importantes sobre
gênero, sexualidade, racismo, discriminação, legislação e políticas públicas
específicas que combatem as violações de direitos humanos.
A dinâmica consiste em formar
grupos, cujo mediador ou mediadora escolhe uma cartela contendo um “conceito”
ou uma “variedade”. Após, o(a) mediador(a) lê algumas dicas que incentiva o
grupo a pensar sobre conceitos como violência de gênero, ações afirmativas e
sexismo, ou variedades como a Declaração Universal dos Direitos Humanos ou a
política Brasil Sem homofobia. Os acertos do grupo determinam seu avanço no
tabuleiro de 50 casas.
No debate posterior, foi
discutida a importância dos conceitos teóricos que explicam processos sociais e
contribuem para a inclusão de grupos antes invisibilizados e do reconhecimento
das suas diferenças. Também se concluiu que leis, conceitos, políticas e
metodologias são instrumentos importantes para a litigância e a educação em Direitos
Humanos, aproximando teoria e prática. Os conceitos e teorias acadêmicas não
devem mistificar a realidade, como vem ocorrendo com a chamada “ideologia de
gênero”, por exemplo, mas devem antes explicar fenômenos que, sem tais aportes
e discussões renovadas, ficavam à margem da atenção dos pesquisadores, das
entidades sociais e dos defensores de direitos humanos. Por fim, destacou-se
que o acesso à informação através da internet tem possibilitado aos jovens
debater e se apropriar de discussões antes deixadas de lado, o que força os(as)
educadores(as) a manter constante atualização, tanto na teoria quanto nas
metodologias lúdicas de ensino e aprendizado.
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