sexta-feira, 4 de julho de 2014

Café com Direitos - Centro de Referência em Direitos Humanos - Avesol

O nosso café com Direitos buscou tratar de questões que permeiam o nosso dia-dia e que até mesmo já estão incorporadas em nossos vocabulários e formas de tratamento. O racismo ainda continua sendo tratado como tabu no que diz respeito a forma ideal de como deve se referir a uma pessoa sem ser discriminatória.

O racismo normalmente é visto como uma prática superada do ponto de vista ético, jurídico e moral. Principalmente com a positivação de normas que criminalizam os preconceito racial e vedam práticas discriminatórias. Entretanto, o racismo não acaba com a mera edição de leis que o proíbam. 

O racismo ainda persiste nos dias de hoje em pequenas ações, palavras, comportamentos que aparentemente parecem inofensivos que, contudo, para muito além de uma aparente brincadeira, reforçam uma cultura altamente segregacionista, discriminatória e intolerante.

Superar o preconceito não é tarefa fácil. Porém, por meio do constante diálogo, debates permanentes e as formações continuadas em direitos humanos e cidadania é possível mudar este panorama de discriminação racial. Assim, se hoje temos um arcabouço legal, jurídico institucional preparado para fornecer respostas ao racismo, ainda nos falta o principal, isto é, uma cultura de tolerância e respeito a diversidade.  Sem dúvida, que mudar a cultura é uma tarefa árdua, dura e longa. É preciso começar. ​

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores