sexta-feira, 10 de junho de 2022

No dia 20/05 de 2022, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL, em ação de conscientização sobre o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora realizou roda de conversa sobre direitos trabalhistas com as catadoras da cooperativa SDV Reciclando, localizada na Vila dos Herdeiros, Lomba do Sabão, Rua do Zaire, bairro Agronomia, Porto Alegre/RS.   

O objetivo da oficina foi promover a conscientização sobre direitos trabalhistas e sociais para as catadoras participantes da oficina. Os materiais utilizados durante a oficina foram cópias do art. 7º da Constituição Federal, com os principais direitos assegurados aos trabalhadores no Brasil.   

Assim, a oficina abordou a temática do Direito Trabalhista, pois é algo que gera muitas dúvidas e violação de direitos entre as catadoras. Foram abordadas as noções de relação de emprego, subordinação e os tipos de contratos trabalhistas. Discorreu-se sobre o conceito de salário, os benefícios adicionais que são devidos e os modos de rescisão contratual. Por fim, gizou-se sobre o direito a férias e alguns aspectos novos que foram trazidos pela reforma trabalhista.   

Houve muitas dúvidas entre as catadoras presentes que questionaram o fato de que, na prática, as coisas não são bem como previstas na lei, gerando muita indignação. Com isso, apontou-se que um dos principais exercícios da cidadania é conhecer o “dever-ser” para poder agir sobre o “ser”, com o objetivo de alterá-lo.  

Portanto, foram passadas as principais formas de fiscalização das leis trabalhistas e a importância de seu fortalecimento, como o Ministério do Trabalho e Emprego e suas agências fiscalizadoras, o Ministério Público do Trabalho, os Sindicatos e as assessorias jurídicas particulares ou vinculadas a Universidades.  

Aproveitou-se o momento também para a resolução de outras dúvidas jurídicas, pois as catadoras que trabalham no local possuíam demandas em casos de família, herança, entre outros. Ao final, todas disseram terem aproveitado muito a oficina, referindo que o conhecimento compartilhado durante a oficina será levado para outros locais em que as catadoras frequentam.  






0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores