quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Estamos muito felizes em anunciar o início do Projeto ARTE Por Toda Parte em Porto Alegre a partir do dia 15 de setembro (quarta-feira). A primeira Oficina será desenvolvida no Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, no Loteamento Santa Terezinha (Porto Alegre) com aulas teóricas e práticas de Pintura.

O Projeto Arte Por Toda Parte permite a prática de produção artística em pintura (teoria e prática), cerâmica e artes plásticas com a mandala comestível, de forma coletiva e individual como forma de expressar emoções.

A utilização da Arte como expressão dos sentimentos humanos mais profundos, pode e tem conseguido transformar e melhorar inúmeros quadros patológicos, como, por exemplo, questões hormonais, mudanças de atitudes comportamentais e melhoria da saúde mental.

As atividades artísticas das ações pretendem: desenvolver a criar práticas e conceitos que estimulem o protagonismo infanto-juvenil; promover a cultura e a aprendizagem com qualidade de vida e saúde (física e mental) e, colaborar para a transformação social e cultural do individuo através da Arte.

Visando garantir acesso à cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Procultura, o projeto será desenvolvido pela AVESOL, que indicará 16 Entidades e Organizações Sociais parceiras da entidade e que tem interesse em realizar a ação, visando oferecer todas as atividades para as comunidades atendidas de forma gratuita. Sendo assim, a AVESOL selecionará de forma prioritária ONGs que estejam localizadas em território de alta vulnerabilidade e que busquem atender a crianças e adolescentes de baixa renda.

O objetivo principal do Projeto é realizar 128 Oficinas de Artes Plásticas em entidades e organizações sociais parceiras da AVESOL, sendo 16 meses de produção, alcançando assim, 16 associações parceiras diferentes. As Oficinas itinerantes acontecerão e nas cidades de Viamão, Gravataí, Nova Hamburgo, Cachoeirinha, Osorio, Santa Maria e Porto Alegre. Ao final do Projeto serão atendidas aproximadamente 320 crianças de 04 a 14 anos de idade.

A idealizadora e coordenadora do Projeto Arte Por Toda Parte, Patrícia Reis está a mais de 20 anos estudando e atuando em escolas, hospitais e instituições com o ensino de Arte voltado para o desenvolvimento humano. Artista Plástica licenciada em Artes Visuais, Pós-graduada em Arte Educação e Neuropsicopedagoga, Patrícia participa de Congressos nacionais e internacionais, realiza exposições pelo Brasil como Artista Plástica, além de ser premiada com o Projeto.

O Projeto recebeu menção honrosa da UNESCO (2018) diante da relevância e impacto positivo nas comunidades, além de ter recebido destaque em reportagens e documentários realizados pelo Canal Futura e Canal Saúde com publicações em jornais, revistas e TV em Santa Catarina. No mesmo ano, o Projeto recebeu moção na Câmara de Vereadores de Ibiúna de Santa Catarina e, ainda, recebeu o prêmio de 2º Projeto mais inovador de Santa Catarina pela Fundação Oswaldo Cruz.




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores