segunda-feira, 9 de agosto de 2021

 No dia 09/07 de 2021, o Centro de Referência em Direitos Humanos-AVESOL ministrou oficina, por plataforma on-line, sobre Direitos Humanos das Crianças, Adolescentes e Jovens para jovens do Colégio Marista Conceição, em Passo Fundo/RS.

A oficina abordou a temática dos Direitos Humanos das Juventudes, em específico o Estatuto da Criança e do Adolescente e teve como foco a disseminação dos direitos e garantias previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Iniciou-se a oficina com breve apanhado histórico da legislação e da situação dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil antes da Constituição de 1988, com o paradigma da “situação irregular” e ausência de proteção as juventudes.

Com a promulgação da Constituição de 1988, sobreveio novo paradigma, considerando crianças e adolescentes sujeitos de direitos que devem receber proteção integral do Estado. Assim, houve, em 1990, a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/90), garantindo direitos desde a gestação para todas crianças. O conteúdo do ECA foi exposto aos jovens por meio de quadrinhos ilustrados da Turma da Mônica, tornando mais acessível o conhecimento dos direitos.  

Assim, debateu-se sobre direitos do adolescente trabalhador, ato infracional, “lei da palmada”, educação, direitos fundamentais, direito à convivência familiar e medidas de proteção, entre outros.

Ao final, os jovens assistiram ao filme “Vida Maria”, que mostra como a não observância dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial, o direito à educação, acaba tendo um impacto transgeracional, perpetuando desigualdades e servindo como uma espécie de herança negativa sobre aquelas crianças cujos pais também não tiveram acesso a escola. Os jovens foram instigados a pensarem formas de se prevenir essas violações e comentar sobre o filme, apontando a importância de que os governos garantam educação pública de qualidade para todos, acessível, e com políticas de permanência na escola.

Ainda, muitos dos presentes não conheciam, em detalhes, alguns aspectos da legislação sobre a criança e adolescente. Por isso, ao final, indicou-se onde os jovens podem encontrar a versão on-line do ECA, para que possam aprofundar os conhecimentos adquiridos e disseminá-los em seus grupos de socialização.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores