Realizamos uma oficina sobre Direitos Humanos e Políticas
Públicas para 13 jovens da Espro – Ensino Social Profissionalizante.
Trabalhamos o conceito do tema a partir da visão dos participantes e suas
experiências, muito se falou sobre a questão do transporte como uma demanda dos
jovens estudantes e seu conhecimento sobre a política pública. O Brasil tem uma
vivência democrática atribulada e com pouca maturidade. Analisamos, brevemente,
a história do país para percebermos como o interesse público se confunde com o
privado em um Estado tão patrimonialista. Compreendemos como a nova república e
a Constituição Federal incidem para uma nova cultura política e a necessidade
de uma nova prática pública frente aos desafios atuais do desenvolvimento
social.
Apresentamos os tipos
de política pública para que percebam que além das políticas sociais,
considerem as econômicas, administrativas e setoriais também como importantes
na observação. Existem diversas condicionantes para o sucesso das políticas,
ressaltamos o plano orçamentário, o financiamento e o destino da aplicação como
principais. Apontamos os planos plurianuais como sendo bons indicadores das
intenções de gasto dos governos em exercício e das políticas públicas que
implementarão. Logo após, exibimos o conceito do ciclo das políticas públicas,
desde a elaboração, seu desenvolvimento e avaliação em seis passos.
O Estado tem compromissos, mas não sem a conexão do mercado e
sociedade.
Concluímos a
atividade destacando os atores sociais tendo um grande papel na superação dos
desafios contemporâneos. Considerando a crise política e representativa dos
anos recentes é urgente o exercício do direito da participação social e não
apenas em períodos eletivos. A sociedade da informação ainda mostra suas
consequências nas relações em coletivo e devemos buscar formar cidadãos em meio
a essa arena global e territorial sempre na conquista do bem comum.
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