quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020


Realizamos uma oficina sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas para 13 jovens da Espro – Ensino Social Profissionalizante. Trabalhamos o conceito do tema a partir da visão dos participantes e suas experiências, muito se falou sobre a questão do transporte como uma demanda dos jovens estudantes e seu conhecimento sobre a política pública. O Brasil tem uma vivência democrática atribulada e com pouca maturidade. Analisamos, brevemente, a história do país para percebermos como o interesse público se confunde com o privado em um Estado tão patrimonialista. Compreendemos como a nova república e a Constituição Federal incidem para uma nova cultura política e a necessidade de uma nova prática pública frente aos desafios atuais do desenvolvimento social.
Apresentamos os tipos de política pública para que percebam que além das políticas sociais, considerem as econômicas, administrativas e setoriais também como importantes na observação. Existem diversas condicionantes para o sucesso das políticas, ressaltamos o plano orçamentário, o financiamento e o destino da aplicação como principais. Apontamos os planos plurianuais como sendo bons indicadores das intenções de gasto dos governos em exercício e das políticas públicas que implementarão. Logo após, exibimos o conceito do ciclo das políticas públicas, desde a elaboração, seu desenvolvimento e avaliação em seis passos.
O Estado tem compromissos, mas não sem a conexão do mercado e sociedade.
Concluímos a atividade destacando os atores sociais tendo um grande papel na superação dos desafios contemporâneos. Considerando a crise política e representativa dos anos recentes é urgente o exercício do direito da participação social e não apenas em períodos eletivos. A sociedade da informação ainda mostra suas consequências nas relações em coletivo e devemos buscar formar cidadãos em meio a essa arena global e territorial sempre na conquista do bem comum. 



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores