sexta-feira, 15 de março de 2019


Ministramos uma oficina no dia 13/03/19 com início as 14h até 15h35min com o tema “Direitos das minorias e grupos vulnerabilizados” para 27 participantes do Centro da Juventude Cruzeiro sendo 17 mulheres e 10 homens com idade entre 15 e 21 anos.
Iniciamos a oficina dizendo que o conceito desigualdade social é extremamente importante para entender a existência de minorias em uma sociedade. Perguntamos se elas/es achavam que existia desigualdade social e, se sim, quais eram as desigualdades? E elas/es afirmaram que sim, que eram entre brancos/as e pretos/as, ricos/as e pobres, homens e mulheres, homens e LGBT’s. Entre essas relações se percebe um em desvantagem social. Assim, explicamos que o conceito de “minoria” não tem a ver com a quantidade de pessoas e sim com a posição social que ocupam. As mulheres da turma deram exemplos de homens que batiam em mulheres por ciúmes. Apresentamos uma cartilha da Comissão Especial dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa com dados e casos sobre feminicídio.
Consideramos que essas desigualdades sociais existiam e perguntamos se eles gostavam que a realidade fosse assim, todos responderam que não e concluímos que o Estado democrático de direito, através de leis e da justiça, não considera legalmente essas discriminações como manifestações naturais da nossa civilização e que devem ser criadas políticas públicas de promoção dos Direitos Humanos dos grupos vulnerabilizados que sofrem com isso.
Afirmamos que devemos respeitar as diferenças entre as pessoas e não as discriminar pela sua etnia, origem social, aparência física, opção de gênero e sexo biológico. E para que possamos conhecer as leis que defendem algumas minorias, apresentamos os estatutos da igualdade racial, dos idosos/as, das pessoas com deficiência, da criança e adolescente e a Lei Maria da Penha. Encerramos a oficina distribuindo alguns exemplares desses estatutos.     
   



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores