quarta-feira, 6 de março de 2019


Os adolescentes e jovens do Centro da Juventude da Cruzeiro, do Programa de Oportunidades e Direitos – POD, receberam o CRDH-AVESOL para uma oficina sobre Direitos da Criança, do adolescente e das Juventudes no dia 13 de fevereiro de 2019. Na oficina, mais de 30 jovens, assistiram a vídeos e ouviram músicas aprendendo sobre direitos humanos de forma lúdica. O objetivo da oficina era que eles se apropriassem dos instrumentos que existem para defesa e garantia dos seus direitos, entendessem o que é o ECA e o Estatuto da Juventude, e conhecessem alguns direitos.
Através de uma dinâmica divertida, usando mímica, imagem e ação, os jovens aprenderam e debateram sobre alguns direitos dos adolescentes e jovens. Os jovens foram muitos participativos, quando receberam o art.18 do ECA (Lei da palmada) que trata do direito da criança e do adolescente de ser educado e cuidado sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante trouxeram à tona a questão da violência, tanto doméstica quanto na abordagem policial, relataram que muitos sofreram castigos físicos em casa ou em relacionamentos. Também falaram do acesso à cidade, que eles não possuem recursos para ir ao centro conhecer museus, teatro, cinema, mesmo com o benefício da meia entrada. Outra questão é a falta de oportunidades de trabalho para os jovens, a maioria ansiosos para isso.
Entre outros direitos trabalhados na oficina está o art. 4º do estatuto que estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. No final os participantes receberam exemplares dos estatutos.






0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores