quarta-feira, 6 de março de 2019


Os adolescentes e jovens do Centro da Juventude da Cruzeiro, do Programa de Oportunidades e Direitos – POD, receberam o CRDH-AVESOL para uma oficina sobre Direitos da Criança, do adolescente e das Juventudes no dia 13 de fevereiro de 2019. Na oficina, mais de 30 jovens, assistiram a vídeos e ouviram músicas aprendendo sobre direitos humanos de forma lúdica. O objetivo da oficina era que eles se apropriassem dos instrumentos que existem para defesa e garantia dos seus direitos, entendessem o que é o ECA e o Estatuto da Juventude, e conhecessem alguns direitos.
Através de uma dinâmica divertida, usando mímica, imagem e ação, os jovens aprenderam e debateram sobre alguns direitos dos adolescentes e jovens. Os jovens foram muitos participativos, quando receberam o art.18 do ECA (Lei da palmada) que trata do direito da criança e do adolescente de ser educado e cuidado sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante trouxeram à tona a questão da violência, tanto doméstica quanto na abordagem policial, relataram que muitos sofreram castigos físicos em casa ou em relacionamentos. Também falaram do acesso à cidade, que eles não possuem recursos para ir ao centro conhecer museus, teatro, cinema, mesmo com o benefício da meia entrada. Outra questão é a falta de oportunidades de trabalho para os jovens, a maioria ansiosos para isso.
Entre outros direitos trabalhados na oficina está o art. 4º do estatuto que estabelece que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. No final os participantes receberam exemplares dos estatutos.






0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

Seguidores