22 de novembro de 2017


O Centro de Referência em Direitos Humanos da Criança do Adolescente e do Jovem - AVESOL participou do Encontro de Experiências de Participação Cidadã, que ocorreu entre os dias 25 e 28 de outubro de 2017 na cidade do Rio de Janeiro e foi organizado pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do RJ – TRE/RJ, a Escola Judiciária Eleitoral – EJE/TSE e o CINTERCOOP (ONG parceira do UNICEF).
O objetivo foi compartilhar experiência de educação cidadã, formação política e mobilização social de adolescentes e jovens voltadas para a consolidação dos Direitos Humanos e o fortalecimento da democracia. Participaram aproximadamente 35 adolescentes e jovens de todo o Brasil, integrantes das redes apoiadas pelo UNICEF e outros projetos sociais.
A participação do Brasil Marista no evento se deu através de adolescentes e educadores das províncias Maristas no Brasil.. O CRDH- AVESOL representou a Rede Marista Sul – DF – Amazônia juntamente com o adolescente Henrique Vilanova do Centro Social Ir. Bortolini. O propósito foi conhecer metodologias de participação cidadã de adolescentes, temas em análise e reflexões realizadas por várias redes de adolescentes no país promovidos pelo UNICEF. Os jovens Maristas além de participarem de todo o evento, aproveitaram para conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro.
No dia 26 todos os adolescentes, membros das redes de jovens apoiadas pelo UNICEF, juntamente com os jovens maristas, participaram de uma atividade onde compartilharam suas experiências de vida e falaram dos projetos do qual fazem parte em suas cidades. Realizaram uma oficina onde, em grupos, os participantes debateram sobre os espaços de participação cidadã que ocupam e que outros espaços querem ocupar. Também sobre suas motivações, dificuldades e estratégias para inserirem-se e participarem de forma mais efetiva no controle social.
A atividade do dia 27, que foi no TRE-RJ, contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre educadores, professores, e adolescentes do Rio de Janeiro. Neste dia foi possível conhecer alguns projetos que mobilizam adolescentes e jovens no Rio de Janeiro. O coletivo Papo Reto falou de sua atuação no Complexo do Alemão, sobre a violência institucional e o extermínio da juventude negra. O ITS Rio abordou o uso da tecnologia e mobilização popular através da criação de redes na internet.  O projeto Luta pela Paz, que atua no suporte social, através da promoção da cidadania e o esporte como prevenção primária contou um pouco de sua história que já tem o saldo de mais de 250.000 jovens beneficiados. Enquanto o RAP da Saúde, que capacita jovens a tornarem-se promotores da saúde nas comunidades atua em mais de 50 comunidades do Rio e tem cerca de 260.000 mil pessoas atingidas.
Também foi apresentado o projeto #partiumudar do Tribunal Superior Eleitoral, que é uma inciativa do órgão para contribuir com a educação política de jovens com idades entre 14 e 18 anos e o lançamento da campanha de seleção virtual do CONANDA para participação de Adolescentes do Brasil no CPA – Comitê de Participação de Adolescentes no CONANDA. Ainda à tarde foram realizadas várias oficinas sobre projetos com juventudes e após um debate onde os jovens discutiram sobre os temas das redes em que atuam, como o empoderamento de meninas, juventude negra, jovens LGBT, adolescentes indígenas entre outros.

O encontro promoveu integração e partilha entre os jovens de redes de todo o país, os que participaram saíram transformados desta vivência e ficaram com a tarefa de compartilhar a experiência com seus grupos no regresso. Promover a participação cidadã de adolescentes e jovens na sociedade é contribuir para o protagonismo juvenil e, com isso, no enfrentamento de situações de risco que atingem essa significante parcela de nossa sociedade como a mortalidade juvenil, a violência de gênero, drogadição, saúde sexual e reprodutiva, entre outros. As juventudes sempre contribuíram para as transformações sociais, mobilizando-se corajosamente contra a arbitrariedade de alguns governos e na defesa de causas importantes como diretos humanos e democracia. Investir nas juventudes do presente é investir na sociedade do futuro. 





Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

avesol@avesol.org.br

Seguidores