segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O tema do quarto encontro Coração Solidário Marista 2017 foi “Que mundo temos e que mundo queremos?”. O evento começou bem antes de efetivamente acontecer. Isto porque, os 47 jovens e educadores de cada uma das 12 unidades sociais participantes, foram instigados a pensar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e apresentar propostas para atingir as metas dos objetivos no dia do encontro. Dos 17 ODS, foram selecionados os ODS 4, 10, 11 e 16 para serem trabalhados pelos jovens antes, durante e após o encontro. 
Três unidades de diferentes regiões da cidade e do Estado receberam o mesmo ODS a ser trabalhado, assim sucessivamente. O objetivo era que jovens de locais e realidades diferentes pudessem mostrassem suas visões e possíveis soluções, desde seu ponto de vista, sobre o mesmo objetivo recebido.
Os jovens demonstraram ótima desenvoltura nas apresentações, conseguindo expressar de maneira muito qualificada as suas ideias em relação às metas de cada objetivo que receberam. Cada grupo apresentou de sua maneira os ODS, por meio de apresentação artística (teatro), slides de power point, cartaz, vídeo ou simples relato. Dentre os relatos, como síntese desse momento, pode-se destacar a fala do jovem Allan Ruan Borges (CAJU), para o qual “os políticos têm interesse em precarizar a educação, pois sabem que um povo esperto e consciente de seu papel na sociedade, é algo revolucionário”.
Ao depois, os jovens puderam, de maneira breve, apresentar ao grupo um pouco do que pensaram de ações para implementar as metas dos ODS que receberam. Os participantes se desafiaram a multiplicar, em suas unidades, os conteúdos trabalhados noEncontro, principalmente o ODS pelo qual cada um ficou responsável. Os educadores responsáveis que acompanharam os grupos durante o Coração Solidário também vão dividir a responsabilidade de efetivar os ODS nos espaços de missão.
No encerramento do Encontro, todos os participantes firmaram o compromisso de retornar para as unidades e apresentar os trabalhos desenvolvidos nas plenárias, mantendo os responsáveis pela organização do evento informados sobre os desdobramentos das ações feitas. 



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores