quinta-feira, 30 de julho de 2015

A AVESOL  assessora 80 grupos de Economia Solidária, dentre eles, 60 são de artesanato e confecção. Os empreendimentos econômicos solidários integram a Rede Ideia - Cultivando o Amanhã e, em sua maioria, são constituídos por mulheres, que são responsáveis pelo sustento da família e encontram na economia solidária uma forma de desenvolvimento econômico e social.
Em 2013, foi estabelecida parceria entre AVESOL e Receita Federal do Brasil, com o objetivo de dar um novo destino aos produtos apreendidos (principalmente os produtos têxteis)  que não fosse a incineração ou o 'rolo compressor', direcionando aos empreendimentos da Rede Ideia os materiais já descaracterizados para a transformação em produtos artesanais.
A AVESOL tem o papel de interlocução entre Rede Ideia e Receita Federal, acompanhando diretamente o processo de descaracterização e entregas dos materiais. Essa parceria possibilitou uma redução para os grupo solidários nos gastos com os insumos necessários para produção de seus artesanatos, aumentando em 30% os ganhos.

Exemplos:

1. Camisetas não tributadas (apreendidas)
·         São descaracterizadas, retirando totalmente as logomarcas e etiquetas;
·         Os retalhos podem ser transformados em puxa-sacos, bolsas, fuxico, peso de porta entre outros.
2. CDs falsificados (piratas)
·         Passam pela raspagem total da identificação
·         São confeccionadas mandalas, bolsas, guirlandas, relógios.

Duas vezes por semana, os empreendimentos participam da descaracterização dos produtos na sede da Receita Federal do Brasil, com o acompanhamento de um assessor da AVESOL e com a supervisão da RF.     Os resíduos dos materiais são doados para AVESOL, que se responsabiliza pela distribuição aos grupos envolvidos no processo de descaracterização, gerando renda.
Essa parceria, possibilita aproximação entre Economia Solidária e órgãos federais,  beneficiando a sociedade em geral, pois diminui custos públicos e os prejuízos ao meio ambiente. Através dessa ideia fortalecemos os empreendimentos econômicos solidários, reduzindo o custo da produção. Na certeza de estar contribuindo para um mundo mais limpo, sem o uso de tratamento térmico para descaracterização destes materiais e gerando renda para quem precisa.


E como já afirmamos, outro tipo de economia acontece!!!           





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores