terça-feira, 4 de novembro de 2025

 Os jovens participantes do projeto “Educando para Vida: Mercado de Trabalho com Foco em Vendas”, promovido pela AVESOL em parceria com o Instituto Lins Ferrão, concluíram o curso com muita dedicação, aprendizado e troca de experiências.


Ao longo dos encontros, jovens moradores dos bairros que compõem o 4º Distrito e o Arquipélago, regiões fortemente atingidas pela enchente em Porto Alegre, se aprofundaram em temas como postura profissional, comunicação, trabalho em equipe e preparação para o mercado de trabalho.

Mais do que um curso, essa foi uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, que reforça nossa crença de que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação social.

Parabenizamos cada participante por essa conquista e agradecemos a todos que tornaram este projeto possível, em especial ao Instituto Lins Ferrão. Que este seja apenas o começo de muitas realizações!



 No dia 30/10, foi realizada a Ação Solidária da Rede Ideia🌷, na Escola Marista Boa Mãe, localizada no bairro Farrapos, um território de vulnerabilidade social e um dos mais atingidos pela enchente de 2024.

A proposta teve como objetivo doar artesanatos e brinquedos às crianças em alusão ao Dia das Crianças, promovendo um momento de partilha, afeto e solidariedade.



 No último dia 28/10, na Casa Marista da Juventude, ocorreu o Encontro Coração Solidário, com mais de 100 adolescentes e jovens atendid@s pelos Centros Sociais Maristas, um dia de vivências, escuta e partilhas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL realizou, durante o evento, a formação sobre gênero e sexualidade junto aos participantes.



 No dia 29/10, a AVESOL esteve na Associação de Catadores e Recicladores da Vila Chocolatão prestando assessoria a Unidade de Triagem.

Durante o encontro foi realizada a doação de um computador para a equipe administrativa do local.



 A AVESOL participou do Fórum Estadual de Revisão do Plano Decenal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado no dia 24/10, na PUCRS.

A etapa estadual foi coordenada pelo @ceevscars e @cedica_rs, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (@sjcdh.rs). O fórum gaúcho integra o processo de debates regionais e estaduais, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (@mdhcbrasil) e Conselho Nacional dos Direitos da Crianças e do Adolescente (@conandanarede). O objetivo é criar espaços democráticos de diálogo para atualizar e aprimorar o Plano Nacional com políticas efetivas de prevenção à violência e proteção integral à infância e à juventude.



 Nos últimos dias 24 e 25 de outubro, em Porto Alegre/RS, a AVESOL esteve presente na Conferência Estadual de Direitos Humanos. A Associação faz parte do Conselho Estadual de DH e esteve na comissão organizadora do evento.

Com o tema “Desafios para a promoção e garantia dos direitos humanos no RS”, a conferência reuniu delegadas e delegados de mais de 40 etapas municipais, regionais e temáticas, que envolveram mais de 1,6 mil participantes.



 O Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente recebeu da AVESOL, hoje (23/10), equipamentos para cozinha, como mesa inox, fogão a gás industrial, batedeira planetária, liquidificador industrial, geladeira, freezer e forno de pedra refratária. A entrega foi viabilizada pela emenda parlamentar 960590/2024, obtida pelo deputado estadual Marcon.

A CEACRIA é uma organização não governamental, em Capão da Canoa/RS, que tem como objetivo auxiliar crianças e adolescentes através de ações sociais. Ela atua com o apoio de voluntários e doadores, recebendo contribuições para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade.





Como dizia o poeta Vinicius de Moares: “A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida.” Com esse intuito, foi realizado no dia 22/10, na Casa da Juventude Marista- CAJU, o "Café com parceiro@s", o encontro com as Instituições sociais parceiras do Programa de Voluntariado da AVESOL.

O momento foi de partilha, momentos lúdicos e a palestra da Voluntária Salete Sthal sobre autoconhecimento , liderança e protagonismo no Voluntariado, que explanou um pouco sobre comportamento humano, compaixão e "pessoas conectam pessoas".
O supervisor da AVESOL, Douglas Filgueiras, contribuiu com momentos de reflexão sobre o Voluntariado e os Programas da Instituição, que tem um papel fundamental na cidadania e na transformação social.
A Associação agradece a parceria com tod@s e segue sempre incentivando o trabalho Voluntário, e fomentando uma rede de Solidariedade que transforma vidas e realidades, tornando o mundo mais fraterno.
Até o próximo encontro!



No dia 21/10, a AVESOL promoveu uma formação sobre geração de renda com a turma de Confeitaria de Natal do Centro Social Marista Santa Isabel, conduzida pelo educador Ricardo.


O encontro foi um momento de trocas, aprendizados e partilhas, onde cada participante pôde falar sobre sua realidade, sonhos e planos para o futuro.

Durante a atividade, foi apresentada a Economia Popular Solidária, mostrando caminhos possíveis para quem quer crescer de forma coletiva, solidária e sustentável.

Mais do que uma formação, foi um encontro de inspirações e esperanças!



 No dia 17/10, a educadora Vitória esteve no Colégio Marista São Pedro para um bate-papo com o grupo de voluntariado sobre gênero e sexualidade.

A atividade integrou o projeto “Formações em Educação Popular e Direitos Humanos”, promovido pela AVESOL, e tem como propósito formar e sensibilizar os jovens para refletirem sobre as desigualdades e os direitos que atravessam as relações sociais.



sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 A AVESOL juntamente com 42 representantes dos grupos de Economia Popular e Solidária assessorados pela entidade participou da 31ª Feira Internacional do Cooperativismo – FEICOOP, foi um momento de vivência que serviu para reafirmar nosso compromisso com um projeto de sociedade que tenha como centro a Economia Popular e Solidária. Os grupos de ECOSOL representam o trabalho coletivo e a resistência cotidiana de quem acredita que é possível transformar a realidade com solidariedade e cooperação.

Em meio a um cenário de tantas desigualdades e retrocessos, reafirmamos na FEICOOP que a Economia Popular Solidária é um caminho real e possível para gerar renda, promover sustentabilidade e garantir dignidade sem explorar o outro nem agredir o meio ambiente. Durante o evento, os grupos participaram de formações, trocas de experiências e debates.

Nós, da AVESOL, também estivemos entre as entidades articuladoras da Conferência Municipal Livre de Direitos Humanos de Santa Maria, também estivemos presentes na formação do Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária. Esses espaços reafirmam nosso compromisso social e pedagógico como organização comprometida com a autogestão, os direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

A FEICOOP, como bem nos ensinou a Irmã. Lourdes, "é um espaço ensinante e aprendente” de integração e intercâmbio cultural. A Rede Ideia voltou de Santa Maria fortalecida, com novas parcerias, aprendizados e, sobretudo, com o sentimento de pertencimento a uma grande rede de solidariedade que atravessa o Rio Grande e o Brasil.

Em tempos de crises e incertezas, nossa caminhada na AVESOL simboliza o poder do trabalho coletivo e o protagonismo popular na construção de políticas públicas que defendam o direito ao trabalho digno, à sustentabilidade e à vida. Seguimos acreditando que a Economia Popular Solidária não é apenas uma alternativa é um projeto de esperança e transformação social.





 No dia 9/10, alunos do projeto "Educando para Vida", promovido pela parceria AVESOL e Instituto Lins Ferrão, estiveram visitando o Centro Administrativo e de Distribuição do grupo Lins Ferrão, em Camaquã/RS.

A visita foi uma ótima oportunidade para os alunos conhecerem de perto como funciona uma empresa de grande porte, vendo na prática o dia a dia de diferentes setores, além de poderem conversar e tirar dúvidas diretamente com os profissionais. Experiências assim ajudam os jovens a ampliar seus conhecimentos e a pensar com mais clareza sobre o futuro profissional.

O projeto atende cerca de 20 jovens, de 18 a 24 anos, dos bairros que compõem o 4º distrito e arquipélago, locais mais atingidos pela enchente em Porto Alegre. Nas aulas os participantes estão aprendendo sobre postura profissional, como se comunicar melhor e como se preparar para o mercado de trabalho. Tudo isso de forma prática e acessível, para que possam se sentir mais seguros na hora de buscar uma vaga de emprego.
Seguimos acreditando na educação como ferramenta de transformação social.



quinta-feira, 16 de outubro de 2025

 No dia 9/8, o Programa de Voluntariado da AVESOL, a convite do Projeto Rumo Norte, participou do "Seminário Rumo Norte, conectar para incluir: gerações , diferenças e direitos."

O momento foi de partilhas de pessoas com deficiência visual, falando de sua trajetória de vida, a importância de politicas públicas garantindo a inclusão social e a acessibilidade em diversas áreas, como educação, mobilidade e tecnologia. Apesar dos avanços, a efetivação plena dessas politicas ainda enfrenta desafios, como falta de recursos e necessidade de maior conscientização dos profissionais.



 Compreender as desigualdades sociais existentes, conhecer novas pessoas e as suas realidades, é o que proporciona o trabalho voluntário. No dia 9/4, o Programa de Voluntariado da AVESOL e a Pastoral da PUCRS realizaram uma visita a Rede Calabria, para ajustar e alinhar o voluntariado para o próximo ano.



No dia 06/10, a AVESOL organizou juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a formação e capacitação de 45 candidatos ao @cmdcapoars , @forummdca e a Associação de Apoio ao Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Porto Alegre.

A formação teve o intuito de informar sobre as funções dos trabalhos, aprofundar o debate sobre o ECA e Estatuto da Juventude, e ter um olhar mais humanizado para o trabalho que será realizado no conselho e nos fóruns.




 A AVESOL promoveu, nos dias 24 e 25 de setembro, o "Reencontro - Catador@s da Reciclagem", evento realizado na Casa Marista da Juventude.

O encontro reuniu catadoras, catadores e parceiros para debater a realidade da profissão em Porto Alegre e região metropolitana, que ainda sofre com a ausência de políticas públicas que reconheçam e valorizem essa categoria fundamental para a sociedade.

Mais do que discutir desafios, o seminário reafirmou a luta constante das catadoras e catadores pela valorização do seu trabalho, que garante renda a milhares de famílias e desempenha um papel essencial na preservação ambiental. A busca por melhores condições de trabalho, reconhecimento social e inclusão em políticas públicas, segue sendo uma pauta urgente e necessária.





quarta-feira, 15 de outubro de 2025

 COMUNICADO: EDITAL DE TERMO DE COLABORAÇÃO - SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL - RS


A Associação do Voluntariado e da Solidariedade informa, aos interessados, que está aberto o Edital nº 521-A-2025, de Termo de Colaboração, destinado à aquisição de bens. 


Documentos Disponíveis: consulta e download, clique no link abaixo:


https://drive.google.com/drive/folders/1whr-rcSGrrw8L_FT-epbQGCP-p-ctMSS


Passo a Passo para baixar os Documentos:

1. Acesso ao Link: Abra o link fornecido em seu navegador da web

2. Identificação na Plataforma: Ao acessar o link, você será redirecionado para uma pasta no Google Drive. 

3. Download dos Documentos: Para baixar um documento específico, clique com o botão direito sobre o arquivo desejado e selecione a opção "Fazer download". Caso prefira baixar todos os documentos de uma vez, utilize a opção "Fazer download" na pasta principal.

4. Dúvidas pelo Whats: 51 999902818 e E-mail: [email protected]




terça-feira, 16 de setembro de 2025

 Na última sexta-feira, 12/9, a AVESOL participou do Fórum Marista de Educadores Sociais, ocorrido no Centro Social Marista de Porto Alegre.

Com o tema "Educação Social Marista: caminho de humanismo solidário", o dia reuniu educadores, de diversas unidades da rede, para um dia de formação e troca de experiências.

A Associação contribuiu com 2 oficinas, uma sobre gênero e sexualidade, realizada pelo nosso Centro de Referência em Direitos Humanos, e outra sobre artesanato, realizada pela Rede Ideia.
O evento contou, também, com exposição do trabalho realizado pelas coo
perativas de catadores, e de produtos de artesanato dos grupos de economia solidária, todos assessorados pela AVESOL.


 No dia 11/9, o Programa de Voluntariado da AVESOL realizou visita a Escola de Ensino Fundamental Danilo Zaffari, para estreitar os vínculos junto ao programa.

A escola atende a comunidade da Vila Farrapos, e trabalha acreditando na parceria entre famílias e escola, para o sucesso do ensino.
Agradecemos a direção pela acolhida, e por acreditarem que, somente em rede de solidariedade, outro mundo é possível.



quinta-feira, 4 de setembro de 2025

   Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, a AVESOL, em parceria com a Associação Feira Rua da Praia (ASFERAP), apoiou diretamente o comércio local, viabilizando 90 bancas para expositores que precisavam de um espaço adequado para desenvolver suas atividades.

   Essa iniciativa surge como resposta a uma demanda concreta da comunidade, fortalecendo a economia local, valorizando os pequenos empreendedores e promovendo justiça social e inclusão econômica. Ao proporcionar infraestrutura e organização para os comerciantes, a AVESOL reafirma seu compromisso com o desenvolvimento coletivo, estimulando a participação ativa da população, combatendo desigualdades históricas que dificultam o acesso de pequenos produtores e empreendedores aos espaços de visibilidade e comercialização.

    A estruturação deste espaço através da aquisição das bancas foi viabilizada através da emenda parlamentar da deputada Fernanda Melchionna, demonstrando o compromisso político com a fortalecimento das redes de economia local. O recurso possibilita a melhoria dos processos produtivos e promove o desenvolvimento local.

Emenda Parlamentar - Termo de Fomento nº960590/2024




Na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de agosto, conquistamos uma vaga para delegado na etapa nacional da Conferência das Cidades.

Além disso, passamos a compor o novo Conselho Estadual das Cidades, um espaço estratégico para fortalecer a participação popular e o diálogo sobre o futuro das cidades urbanas e rurais.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, seguimos reafirmando nosso compromisso: construir políticas que pensem a cidade como espaço de direitos, participação e solidariedade.


 No dia 27/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na ONG Misturaí Poa conversando com jovens sobre o Estatuto das Crianças e dos Adolescentes.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



     No último Dia Nacional do Voluntariado, a AVESOL promoveu um grande momento de celebração, união e compromisso coletivo no Centro Esportivo e Cultural da Bom Jesus, reunindo parceiros, instituições e voluntários que acreditam na transformação social através da solidariedade.

  O evento foi marcado pela presença e pelo engajamento de importantes parceiros: Hospital São Lucas da PUC, Pastoral PUC, CESMAR, CEMASI, Instituto Mix, Liga de Sexologia PUC, Liga de Traumatologia PUC, Balcão do Consumidor PUC, CEEE Equatorial, Seja Livre Skate, além dos voluntários do Colégio Marista Champagnat, Marista Ipanema e Marista Assunção. Também estiveram presentes grupos de Economia Solidária que fazem parte da Rede Ideia, com oficinas de artesanato e Unidade de Saúde Mato Sampaio com vacinação.

    Mais do que um evento, esse encontro foi a expressão concreta da força do voluntariado organizado. A AVESOL articula diferentes setores da sociedade e cria oportunidades de aprendizado, serviços gratuitos e integração comunitária. Cada gesto, oficina e atividade realizada reafirma que a solidariedade é capaz de mover estruturas e construir caminhos
     Acreditamos que o voluntariado é um instrumento de transformação, capaz de gerar novas formas de participação cidadã, fortalecer comunidades e abrir horizontes de esperança. A realização deste reafirma o compromisso de colocar a vida e a dignidade humana no centro das ações coletivas, celebrando a diversidade e a potência de cada contribuição.
     

Nossa solidariedade é inspirada no exemplo vivido por Champagnat.

No dia 27/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto (Ilha Grande dos Marinheiros) conversando com crianças e adolescentes sobre bullying e cultura da paz.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



sexta-feira, 22 de agosto de 2025

No dia 21/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve no Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato conversando com crianças e adolescentes sobre gênero e sexualidade.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



No dia 21/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na Fundação Pão dos Pobres conversando com crianças e adolescentes sobre bullying e cultura da paz.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



 No dia 20/8, adolescentes do Centro Social Marista Aparecida das Águas (Ilha Grande dos Marinheiros) participaram da oficina sobre prevenção a violência doméstica promovida pelo CRDH/AVESOL.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



 No dia 20/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na Fundação Pão dos Pobres conversando com voluntários sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



 No dia 20/8, crianças, adolescentes e idosos do Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brandt participaram da oficina sobre prevenção a violência doméstica promovida pelo CRDH/AVESOL.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.




 No dia 28/8, a AVESOL e a Rede Marista, junto de seus parceiros, promove um encontro especial em celebração ao voluntariado, no Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus, das 14h às 17h.

Será um momento de integração, partilha e valorização de todas as pessoas que dedicam seu tempo e energia para transformar vidas e fortalecer a solidariedade.



 Realizamos, no sábado do dia 16/8, no Centro Social Marista de Porto Alegre, o seminário "Junt@Ação", um momento de diálogo, aprendizado e partilha que reforçou o compromisso com a defesa e a promoção dos Direitos Humanos, em especial dos direitos de crianças e adolescentes.

Ao longo do encontro, diferentes vozes e experiências se encontraram, fortalecendo a missão da AVESOL de construir uma sociedade mais justa, solidária e comprometida com a dignidade humana desde a infância.
Momentos como este reafirmam a importância de caminharmos juntos, unindo saberes e práticas, para transformar realidades e manter viva a esperança de um mundo mais humano e inclusivo para nossas crianças e jovens.



 No dia 19/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari conversando com estudantes sobre os Estatutos da Criança e Adolescente e da Juventude.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



Hoje (19/8), jovens do Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato participaram da oficina sobre direitos humanos e minorias sociais promovida pelo CRDH/AVESOL.
Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.






 A AVESOL participou nesta terça-feira (5/8) do lançamento da campanha “Ajuda Humanitária em favor do Povo Palestino”, promovida pela Arquidiocese de Porto Alegre em parceria com a Frente Parlamentar Porto Alegre - Palestina.

O evento reuniu representantes de diversas organizações sociais e veículos de imprensa na Cúria Metropolitana, e foi conduzido por Dom Jaime Spengler e pelo vereador Pedro Ruas. A campanha busca arrecadar doações para apoiar o povo palestino que está sendo massacrado com bombardeios, um verdadeiro genocídio na Faixa de Gaza.
Mais de 1,2 milhão de pessoas enfrentam fome extrema, incluindo quase um milhão de crianças, segundo o UNICEF. Os organizadores denunciaram o uso da fome como arma de guerra e alertaram sobre a urgência de ações concretas.
A campanha reforça o compromisso com a solidariedade internacional e com a defesa dos direitos humanos. As doações serão enviadas ao Patriarcado Latino de Jerusalém, que atuará diretamente na Faixa de Gaza para garantir que a ajuda chegue a quem mais precisa, seja em forma de alimentos, medicamentos ou outros recursos essenciais.
Para contribuir com a campanha, envie sua doação via PIX para:51993935814 (Mitra da Arquidiocese de Porto Alegre)

Foto: Laura Richa/LabJ



 Estão em andamento as aulas do curso "Educando para a Vida: Mercado de Trabalho com Foco em Vendas", promovido pela AVESOL, em parceria com o Instituto Lins Ferrão. Os primeiros encontros têm sido marcados por muita troca de experiências, conhecimento e entusiasmo.

Cerca de 20 jovens, de 18 a 24 anos, dos bairros que compõem o 4º distrito e arquipélago, locais mais atingidos pela enchente em Porto Alegre, estão aprendendo sobre postura profissional, como se comunicar melhor e como se preparar para o mercado de trabalho. Tudo isso de forma prática e acessível, para que possam se sentir mais seguros na hora de buscar uma vaga de emprego.
Seguimos acreditando na educação como ferramenta de transformação social.






 No dia 31/7, educadores da Rede Calabria participaram da oficina sobre a cultura do cuidado, promovida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.






 

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores