segunda-feira, 24 de setembro de 2018


No dia 15/08/2018 o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou oficina sobre Direitos Humanos e Política para jovens atendidos pela Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), em Porto Alegre/RS, na sede do CRDH/AVESOL, localizado na Rua Almirante Barroso, 626, Floresta, Porto Alegre/RS, das 14:00 às 17:00.
A oficina teve como objetivo debater com os jovens os antecedentes políticos do Brasil, relembrando os processos históricos que constituem nossa história política, bem como fazê-los refletir criticamente sobre questões atuais da política brasileira e como podemos agir na luta pela garantia de direitos assegurados pela Constituição de 1988.
Assim, foram lembrados desde o período colonial português, com o genocídio dos povos originários e a escravidão do povo negro, os períodos ditatoriais, tendo sido ressaltada a história daqueles que lutaram por Democracia. Ao depois, apresentou-se as principais características do regime político brasileiro, qual seja, a república presidencialista. Com isso, perguntou-se aos jovens o que eles entendiam dos conceitos de “direita” e “esquerda”, tendo sido lhes apresentada a origem histórica destes termos, bem como seu significado atual.
Com isso, abordou-se o atual cenário político brasileiro, apontado para os jovens quais são os principais temas de debate entre os candidatos para a corrida presidencial. Desse modo, os jovens puderam se posicionar em temas como educação, economia e segurança, tendo ocorrido um debate muito profícuo.  
Chamou atenção o fato de que pouco jovens entre 16 e 18 anos possuem título de eleitor. Muitos disseram que pensam que votar é um ato de muita responsabilidade e não se sentiam preparados para isso. Por fim, com o debate gerado, muitos jovens apontaram como era importante debater temas polêmicos que permeiam a vida de todos, devendo isso ser mais incentivado.




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores