segunda-feira, 26 de março de 2018


No dia 24/03/2018 o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL realizou o lançamento do Projeto Araguaney de atenção a migrantes venezuelanos. Aproximadamente 80 pessoas participaram do evento, a maioria migrantes venezuelanos que vivem na capital e região metropolitana. Entre as autoridades estiveram presentes a Diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Trabalho, Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Sra. Maria da Graça Paiva, o Coordenador da Secretaria Municipal dos Povos Indígenas e Direitos Específicos responsável pela pauta dos migrantes no município Guilherme Fuhr e a Coordenadora do Programa Brasileiro de Reassentamento de Refugiados da ACNUR Karin Kaid Wapechoski. Também, representantes de entidades parceiras e que trabalham com migrantes Cibai, Paroquia Santa Clara, CESMAR.
Inicialmente houve um momento solene com a acolhida pela AVESOL e as autoridades saudaram os migrantes ali presentes, assumindo o compromisso com esta causa. Após seguiu-se com a apresentação do Projeto Araguaney e a fala do Professor Gustavo Chacón representando o grupo venezuelano que dirigiu algumas palavras aos presentes, às autoridades reiterando que os venezuelanos querem recomeçar a vida no Brasil e que para isso o que mais necessitam é trabalho, também agradeceu a iniciativa do CRDH-AVESOL em apoiar os migrantes.
O projeto Araguaney de atenção a migrantes Venezuelanos se caracteriza por atendimentos gratuitos no âmbito de demandas individuais e coletivas de migrantes. Entre as ações do CRDH estão o atendimento social e orientações sócio jurídicas; informações gerais para refugiados, solicitantes de refúgios e migrantes em geral; orientação e validação de documentos; orientações sobre direitos e como acessá-los, acompanhamentos de processo em geral, recebimento de denúncias de violações de direitos, xenofobia, trabalho escravo; encaminhamento para o trabalho e cursos de qualificação profissional, curso de português, confecção de currículos e preparação para entrevistas; encaminhamento para os serviços da rede pública de saúde, de assistência social e jurídica; apoio para inclusão no sistema público de ensino e orientações para validação de diplomas. Também a articulação política e em rede como a participação Fórum de Mobilidade Humana e em grupos de trabalho para criação e implementação de políticas públicas e projetos de lei para migrantes. O CRDH também promoverá a criação de eventos e atividades culturais para integração social, bem como, atendimentos de necessidades emergenciais através de ações pontuais de doação de alimentos e roupas, e outros encaminhamentos que se fizerem necessários.
O evento contou com apresentação cultural de música brasileira e poesia venezuelana, comidas e bebidas típicas da Venezuela, atividades para crianças incluindo a distribuição de doces e o estouro de uma piñata, brincadeira venezuelana. No final houve distribuição de alimento e roupas de inverno. O clima foi de fraternidade e solidariedade entre brasileiros e venezuelanos, o encontro promoveu o acolhimento e integração social. Com o lançamento do Projeto Araguaney o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL amplia seu campo de atuação na defesa e garantia de direitos humanos reafirmando seu compromisso com a sociedade como agente de transformação social.






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Linda e necessária iniciativa. Sou venezuelana e moro em Porto Alegre faz cinco anos. Queria saber como ajudar no projeto!

    ResponderExcluir

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores