1 de fevereiro de 2018

Nos dias 22/01/18 e 26/01/18 o Centro de Referência em Direitos Humanos – AVESOL ministrou 4 oficinas sobre Direitos Humanos e Meio Ambiente para jovens atendidos  pelo Centro Social Murialdo.
Iniciou-se a oficina sensibilizando os jovens sobre o tema do Meio Ambiente. Mostrou-se fotos e informações sobre a poluição mundial e as consequências dos níveis atuais de produção e consumo para o meio ambiente e a saúde. Ao depois, apontou-se a existência de acordos internacionais, legislação nacional e local especifica para a defesa da biodiversidade, reflorestamento e preservação ambiental. Dentre eles o Protocolo de Kyoto, o Acordo de Paris, o Artigo 225 da Constituição Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Código Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre.
Frente a esse quadro nos propomos a refletir sobre desenvolvimento sustentável e novas práticas coletivas e individuais para preservação do meio ambiente. Discutiu-se sobre transporte público, incentivo ao uso de bicicletas e produção de alimentos por meio da técnica da agrofloresta. Importante ressaltar que, ao se questionar quem praticava a separação de resíduos domiciliares (secos e úmidos), pouquíssimos disseram realizar tal prática. Assim, explicou-se a importância da separação dos resíduos sólidos em secos, úmidos, perigosos e rejeitos, bem como as consequências nefastas à economia, ao meio ambiente e à saúde humana em dispor tais resíduos de maneira incorreta.
Encerrou-se a atividade com a dinâmica a “Carta aos Humanos”, na qual os jovens se colocaram no lugar da Terra, Água e Ar e escreveram uma mensagem à humanidade, tal como:
“Respiradores de mim (AR), com todo o amor e carinho, peço que maneirem na poluição, pois se vocês não estão me aguentando imagina eu mesmo, por favor, um bom conselho que eu dou pra vocês é: diminua os gases, plante arvores, ande de bicicleta, menos indústrias e mais trabalhos sustentáveis. Portanto, não me polua porque eu sou muito essencial para a respiração de vocês, assim todos vocês terão uma vida melhor”.
Cada grupo de jovens escreveu uma carta aos humanos, tendo esta sido copiada para um papel pardo, que ficará exposto no centro social.
Ao final, os jovens manifestaram grande entusiasmo com a oficina e com os ensinamentos obtidos, comprometendo-se em mudar suas práticas cotidianas, separando seus resíduos domésticos e preservando o meio ambiente.




Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Categories

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

avesol@avesol.org.br

Seguidores