sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Diante da atual configuração mundial dos fluxos migratórios, e da chegada no RS principalmente de senegaleses e haitianos nos últimos anos, no mês de agosto o Café com Direitos do CRDH/AVESOL teve como tema a situação dos imigrantes e refugiados no Brasil e o exercício dos seus direitos humanos. Procuramos debater a vulnerabilidade, a xenofobia, as trocas culturais, o acesso à justiça e as políticas públicas específicas, para que esta população possa ser acolhida, respeitada e incluída. 
As motivações pelas quais as pessoas decidem migrar variam desde o medo de perseguição, a pobreza, a busca por melhores condições de vida e de emprego e por violações de direitos humanos nos seus países de origem. Porém, nos países de chegada também ocorrem violações e discriminações, especialmente em um país marcado pelo racismo como o Brasil, onde a discriminação racial e a de nacionalidade se interseccionam.
A sala cheia do CRDH contou com a presença de pessoas e entidades que já trabalham com imigrantes em Porto Alegre e outras que mantêm interesse e solidariedade aos novos moradores.
Para fazer as falas iniciais e direcionar os debates, contamos com a presença da advogada do GAIRE – Grupo de Assessoria aos Imigrantes e Refugiados do SAJU da UFRGS, Laura Sartoretto, o professor, escritor e voluntário há 13 anos do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações – CIBAI, Jurandir Zambram, e o haitiano, técnico em segurança do trabalho e fiscal de obras e relações de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria e da Construção Civil – STICC, Roosvens Marc.
Laura compartilhou sua vasta experiência de assessoria jurídica a imigrantes na Inglaterra e na Itália, no período em que esteve no exterior justamente para estudar migrações em seu mestrado. Relatou as dinâmicas e características migratórias na Europa e no mundo, os principais países que acolhem imigrantes e refugiados, bem como as diferenças das duas categorias. Por fim, relatou a constituição do GAIRE e do trabalho hoje realizado pelo grupo multidisciplinar.
Jurandir fez uma apresentação fruto da pesquisa que ajudou a publicar em livro sobre as características da imigração recente no Brasil e da legislação aplicável ao imigrante e ao refugiado, demonstrando as diferenças entre a visão do “estrangeiro” como intruso e do imigrante enquanto sujeito de direitos. Também relatou o importante trabalho realizado pelo CIBAI, desde a acolhida de milhares de imigrantes e refugiados, até aulas de português e encaminhamento para o trabalho.
Marc, que veio ao Brasil em 2013, contou em perfeito português suas experiências, expectativas iniciais e os principais problemas de adaptação enfrentados pelos haitianos e por outros imigrantes no Brasil, sobretudo as violações dos direitos trabalhistas e o preconceito velado e sutil, manifestado em olhares e ausência de afeto na recepção de quem recém chega ao país.
Marc estudou engenharia por dois anos no Haiti, mas no Brasil foi obrigado a aceitar trabalhos de menor qualificação. Em pouco tempo, cursou Segurança no Trabalho e foi contratado para a divisão de fiscalização de obras do STICC, local que primeiro o acolheu em Porto Alegre, após ser ele próprio vítima do não pagamento adequado de verbas rescisórias. Além do STICC, Marc relembrou do acolhimento e das aulas de português do CIBAI, local em que se sente feliz e bem recebido até hoje.
Nos debates, houve contribuições da Secretaria de Educação do Município, de servidora do posto de saúde do Centro Vida – local de grande presença de imigrantes –, de lideranças da Lomba do Pinheiro, de militantes do movimento negro feminista – destacando a necessidade de se trabalhar a questão racial como componente principal da discriminação sofrida pelos imigrantes negros –, de estudantes e de profissionais de áreas diversas. 
A presença de Marc gerou muitas trocas de contatos entre os presentes, que entendem ser necessário levar a cultura e as histórias de vida dos imigrantes às escolas e outros espaços públicos, como forma de combater a discriminação perpetrada pela sociedade que os recebe. Além disso, a diversidade das pessoas presentes demonstrou que a rede de proteção do imigrante e do refugiado ainda precisa ser melhor consolidada em Porto Alegre e no Estado. Assessoria jurídica, encaminhamento ao trabalho, aulas de português e integração cultural e social são as demandas primordiais. Além disso, políticas públicas específicas ainda precisam ser elaboradas em nível estadual e municipal, pois o afluxo de imigrantes e refugiados e sua vulnerabilidade requer um plano sólido de governo, com orçamento, para que medidas surtam efeito.

O CRDH está à disposição de coletivos, lideranças, imigrantes e refugiados para acolher, orientar e encaminhar casos de violação de direitos, bem como continuar promovendo o debate sobre o tema.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores