segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nos dias 14 e 15 de abril na casa da Juventude Marista em Porto Alegre estiveram reunidos 38 catador@s de diferentes cidades do Estado, que formam a Rede Ideia-Cultivando o Amanhã. Uma Rede capaz de articular organizar, assim como criar ações que vão ao encontro das necessidades desses trabalhadores.
Confiança e democracia foram as consignas que conduziram o debate durante os dois dias, contamos com a participação do Centro de Referência em Direitos Humanos, projeto qual a AVESOL segue executando pela segunda edição, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
As vozes que gritavam nas ruas durantes os dias que antecediam o domingo de votação no congresso, ressoaram em nosso encontro, defendendo a democracia, reafirmaram que a única Ponte para o Futuro é através do respeito dos direitos legais democráticos e com medidas de combate à pobreza. Os depoimentos de quem viveu os piores anos de nossa história esteve presente nos trabalhos em grupo. 
A partilha feita pelos diferentes grupos sobre suas rotinas de produção e administração aponta e desafia aqueles que clamam por mudança em construir um novo cenário pautado na democracia interna nas decisões coletivas, pautado no respeito pelas diferenças. Nossa construção coletiva apontou para uma síntese do debate. Estamos prestes a um novo esgotamento de um ciclo, está presente no DNA do catador a democracia é preciso que essa se radicalize é preciso que as principais decisões não sejam mais tomadas por aqueles que ocupam o lugar de réu.
A política para os catadores ainda tem muito o que avançar, temos a clareza que os catadores devem ser protagonistas desse processo. Assim, seguirá adiante uma luta que por muitos anos tem defendido a vida, não só daqueles que trabalham de forma exaustiva, mas de quem habita esse planeta.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores