quinta-feira, 12 de junho de 2014




No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre, o Secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, participou do XIII Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas. O evento foi iniciativa da Receita Federal e contou com a participação de entidades parceiras para a descaracterização dos materiais apreendidos e transformação em outros produtos, a exemplo, o Pólo Marista de Formação Tecnológica – CESMAR, Departamento Municipal de Limpeza Urbana e a AVESOL, através da Rede Ideia – Cultivando o Amanhã.

Mercadorias apreendidas, como: CDs piratas, cigarros, bebidas, cosméticos, medicamentos e alimentos impróprios para consumo ou utilização, produtos falsificados (brinquedos, pilhas, isqueiros, relógios, agrotóxicos), roupas de marcas famosas entre outros produtos falsificados; são descaracterizados e encaminhados a entidades sociais que destinam para o reaproveitamento dos produtos devidamente descaracterizados e confecção de novos produtos. Esses mesmos produtos apreendidos poderiam ser destruídos ou incinerados, gerando danos imensuráveis ao meio ambiente e favorecendo a desigualdade econômica.

Os grupos da Rede Ideia se deslocam até a Receita Federal, duas vezes na semana, para trabalhar na descaracterização. Após essa primeira etapa, os produtos são contabilizados e encaminhados à AVESOL, que é responsável pela entrega aos grupos e confecção de novos produtos. A criatividade e a dedicação transformam camisetas de marcas falsas em roupas infantis, almofadas, colares, bolsas, entre outros.

O XIII Mutirão de Destruição e Descaracterização de Materiais Apreendidos reproduziu o processo da parceria entre Receita Federal e AVESOL, ou seja, os grupos da Rede Ideia fizeram uma mostra do trabalho realizado na Receita Federal, descaracterizando os materiais, e apresentaram os novos produtos confeccionados pelos grupos.

O evento contou com a participação de 14 grupos da Rede Ideia, em sua maioria mulheres, que mais uma vez comprovam que outra economia é possível, respeitando o Meio Ambiente, a Autogestão e a Cooperação. Parabéns a Rede Ideia por mais essa conquista!


0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores