terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nos últimos dias 17 e 18 de setembro, catadores de materiais recicláveis do Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram reunidos na Casa da Juventude Marista (CAJU) debatendo a participação ativa dos catadores na organização das políticas públicas em seus municípios. Atividade foi realizada pela Associação do voluntariado e da Solidariedade através do Programa Comunidade Produtiva que apoia o desenvolvimento da Rede Ideia – uma rede de economia solidaria que busca a independência econômica de seus integrantes através de ações colaborativas entre os seus participantes.

O encontro contou com a colaboração do Movimento Nacional dos Catadores que contribuiu na organização do evento. Os 30 catadores que estiveram reunidos tiveram momentos para debater a atual situação da reciclagem no Brasil e em seus municípios, momento o qual oportunizou a troca de experiência e informações entre os participantes. Foi debatida a necessidade da construção de um novo modelo de gestão inclusiva dos resíduos sólidos no país.

Como declarou Luciano Menezes “Somos, nós que limpamos a cidade por isso somos nós que temos que dizer como é a melhor forma de fazer isso”.

O encontro serviu para demonstrar que existe outra forma de organizar a gestão dos resíduos, sem ter que explorar até a última gota de suor dos catadores.
 

 

Um comentário:

  1. Oi , gostaria de saber como postar idéias sobre reciclagem e ai vai uma delas porque o governo não proíbe a mistura de lixo SINTETICO do lixo ORGANICO???????
    isso gera mal cheiro e causa mais sacrifício ao catadores de Papel , tão simples e ainda se mistura lixo sintético com lixo orgânico que falta de bom senso , por isso veja umas de minha idéia


    1- Proibir misturar LIXO ORGANICO de LIXO SINTETICO

    Lixo Orgânico Madeira , Cachorro morto, Resto de Comida, Pano de algodão.

    LIXO SINTETICO = >>> Celular quebrado, Baterias, Latas , Garrafas, Vidros , Potes , Metais , chuveiro quebrado.


    LIXO de CACAMBA = ENTULHO de Construção NAO mistura com "MADEIRA e PVC "!!!!!!! O ENTULHO pode ser reciclado em Usinas e aproveitado areia e Ferragem, pois ela pode ser triturada e separado as ferragens e a areia.

    Sistema de coleta sob o meu ponto de vista
    :
    COLETA PIONEIRA >>> Recolhe gratuitamente sacos de LIXO ORGANICO e MADEIRA .........

    O LIXI SINTETICO >>>>> são colocados em sacos na calcada, e os catadores de papeis e (Carroceiros) colhem e separa e vende ao ferro velho.

    VALORIZAR O preço de embalagem plástica e igualar o preço do plástico ao das lata de ALUMINIO ou seja 10$Reais o quilo de latas de alumínio o plástico custar o mesmo 10$Reais o quilo do plástico (garrafas PET) forcando as fabricas optar por reciclar e não explorar os recurso de petróleo, forma de gratificar o catador de papel pois ele e quem limpa a cidade..

    EXIGIR das Empresas petrolificas e as demais pagar custos de reciclagem do lixo elas devem pagar frete , maquinarias dos ferro velho ou seja despesas de reciclagem ela devem financiar maquinarias para os sentir de triagem (ferro Velhos) , trituradores prensas transporte .

    A COLETA PIONEIRA colhendo somente lixo orgânico esses caminhões são levados a uma usina e lá o lixo orgânico e misturado com a terra e feito ADUBO tratado e enviado a agricultura

    ResponderExcluir

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores