6 de julho de 2011



Nos dias 28 e 29 junho foi a realizado na Casa Marista da Juventude CAJU o encontro da rede de Reciclagem com a presença de grupos de Reciclagem de Porto Alegre, Região Metropolitana e interior do estado do Rio Grande do Sul. Nesses dois dias foram realizadas varias atividades ligadas ao tema da reciclagem.

Foi realizada pelos integrantes dos grupos de Reciclagem a leitura em conjunto da lei nº 12.305 de 2 agosto de 2010 que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A medida foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto em 23/12, data em que entrou em vigor.

Pela nova regulamentação, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos. A lei também cria obrigações para os órgãos públicos de limpeza urbana e para os consumidores. Todos estão sujeitos a multas pelo não cumprimento da norma.

A nova lei obriga as indústrias e toda sua cadeia de fornecimento a gerenciar esses materiais, adotando medidas para a destinação correta e implementação de coletas seletivas para receber esses resíduos sólidos para reutilização ou reciclagem. Os consumidores também são obrigados a cumprir a nova lei, devolvendo seu lixo para a indústria por meio das coletas seletivas quando elas forem adotadas.

Entre as novidades na nova lei está a criação da “logística reversa”, que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher embalagens usadas. A medida vale para materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos, mas a tendência é que se espalhe para os outros produtos compostos por vidros, plásticos papeis e outros materiais.

O que foi discutido pelos grupos é como a lei poderá alterar a maneira como eles se organizam no trabalho, como receberam o material destinado a reciclagem, e as parcerias poderão firmar com empresas e órgãos públicos. A pergunta que surgiu entre o grupo lá reunido é: Como eles se encaixaram nos canais de distribuição dos materiais da cadeia de logística reversa.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

avesol@avesol.org.br

Seguidores