quinta-feira, 4 de setembro de 2025

   Entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, a AVESOL, em parceria com a Associação Feira Rua da Praia (ASFERAP), apoiou diretamente o comércio local, viabilizando 90 bancas para expositores que precisavam de um espaço adequado para desenvolver suas atividades.

   Essa iniciativa surge como resposta a uma demanda concreta da comunidade, fortalecendo a economia local, valorizando os pequenos empreendedores e promovendo justiça social e inclusão econômica. Ao proporcionar infraestrutura e organização para os comerciantes, a AVESOL reafirma seu compromisso com o desenvolvimento coletivo, estimulando a participação ativa da população, combatendo desigualdades históricas que dificultam o acesso de pequenos produtores e empreendedores aos espaços de visibilidade e comercialização.

    A estruturação deste espaço através da aquisição das bancas foi viabilizada através da emenda parlamentar da deputada Fernanda Melchionna, demonstrando o compromisso político com a fortalecimento das redes de economia local. O recurso possibilita a melhoria dos processos produtivos e promove o desenvolvimento local.

Emenda Parlamentar - Termo de Fomento nº960590/2024




Na 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada em Porto Alegre nos dias 29, 30 e 31 de agosto, conquistamos uma vaga para delegado na etapa nacional da Conferência das Cidades.

Além disso, passamos a compor o novo Conselho Estadual das Cidades, um espaço estratégico para fortalecer a participação popular e o diálogo sobre o futuro das cidades urbanas e rurais.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, seguimos reafirmando nosso compromisso: construir políticas que pensem a cidade como espaço de direitos, participação e solidariedade.


 No dia 27/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na ONG Misturaí Poa conversando com jovens sobre o Estatuto das Crianças e dos Adolescentes.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



     No último Dia Nacional do Voluntariado, a AVESOL promoveu um grande momento de celebração, união e compromisso coletivo no Centro Esportivo e Cultural da Bom Jesus, reunindo parceiros, instituições e voluntários que acreditam na transformação social através da solidariedade.

  O evento foi marcado pela presença e pelo engajamento de importantes parceiros: Hospital São Lucas da PUC, Pastoral PUC, CESMAR, CEMASI, Instituto Mix, Liga de Sexologia PUC, Liga de Traumatologia PUC, Balcão do Consumidor PUC, CEEE Equatorial, Seja Livre Skate, além dos voluntários do Colégio Marista Champagnat, Marista Ipanema e Marista Assunção. Também estiveram presentes grupos de Economia Solidária que fazem parte da Rede Ideia, com oficinas de artesanato e Unidade de Saúde Mato Sampaio com vacinação.

    Mais do que um evento, esse encontro foi a expressão concreta da força do voluntariado organizado. A AVESOL articula diferentes setores da sociedade e cria oportunidades de aprendizado, serviços gratuitos e integração comunitária. Cada gesto, oficina e atividade realizada reafirma que a solidariedade é capaz de mover estruturas e construir caminhos
     Acreditamos que o voluntariado é um instrumento de transformação, capaz de gerar novas formas de participação cidadã, fortalecer comunidades e abrir horizontes de esperança. A realização deste reafirma o compromisso de colocar a vida e a dignidade humana no centro das ações coletivas, celebrando a diversidade e a potência de cada contribuição.
     

Nossa solidariedade é inspirada no exemplo vivido por Champagnat.

No dia 27/8, o Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alvarenga Peixoto (Ilha Grande dos Marinheiros) conversando com crianças e adolescentes sobre bullying e cultura da paz.

Formações sobre esse tema, entre outros, são disponibilizadas (sem custos) pela Associação, visando a criação de espaços de promoção e defesa dos direitos humanos.



YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores