terça-feira, 12 de outubro de 2021

     O Centro de Referência em Direitos Humanos da AVESOL, na data em que se comemora do Dia das Crianças no Brasil, vem a público manifestar sua preocupação com a crescente violação dos direitos das crianças e adolescentes.

    Preocupa a falta de acesso à escola, pois, na pandemia, com a necessária virtualização das aulas, não houve políticas de inclusão, ocorrendo a exclusão dos mais vulneráveis e a violação do direito à educação.

    Preocupa a não aplicação pelo Governo Estadual/RS da integralidade das verbas para alimentação escolar durante a pandemia, causando a fome de muitas crianças e suas famílias, durante a pandemia, com violação do direito à alimentação. 

    Preocupa a desinformação, sabotagem e falta de coordenação do Governo Federal em relação à vacinação de adolescentes, medida necessária para a superação da emergência de saúde pública da pandemia de covid, com violação do direito à saúde.

    Preocupa o aumento dos casos de violência sexual, pois muitas crianças e adolescentes se viram em casa com seus agressores e sem a possibilidade de denunciar tais atos de forma segura, nas escolas, com violação dos direitos à dignidade e ao respeito.

    Ainda, preocupa a utilização de crianças fardadas e portando armas de brinquedo pelo Presidente da República como forma de promoção política. Tal atitude viola frontalmente a Convenção sobre os Direitos da Criança (Artigo 38) e seu Protocolo Opcional sobre o envolvimento de crianças em conflitos armados (Artigos 1 e 4), bem como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que preveem ser dever de todos pô-los a salvo de qualquer tratamento violento. Não por acaso, o Comitê da ONU dos Direitos da Criança condenou com veemência tal fato, ocorrido em 30 de setembro de 2021.[1]

    Para se ousar a vida com esperança é preciso audácia às necessidades emergentes atuais e atenção ao contexto dos desafios contemporâneos. Assim, o CRDH/AVESOL, neste 12 de outubro, lembra que a defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes no Brasil deve ser algo permanente, pois as violações aos direitos fundamentais deste grupo têm crescido a cada dia.

                                                                                      Porto Alegre/RS, 12 de outubro de 2021

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores