quinta-feira, 1 de maio de 2014

A atuação da AVESOL está baseada em 3 pilares institucionais que permeiam a luta cotidiana na busca pela justiça social:  Economia Solidária,  Trabalho Voluntário e Projetos Sociais. Por isso, neste 1º de maio a AVESOL propõe um momento de reflexão sobre o trabalhador, “fonte” motivadora das ações.

Na Economia Solidária ressaltamos as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do artesanato, de confecção, dos galpões de reciclagem, da alimentação, dos agricultores familiares e das cooperativas de prestação de serviço pela certificação dos empreendimentos, pela garantia de espaços de comercialização, pelo reconhecimento dos empreendimentos solidários, por crédito e finanças solidárias, por legislação e integração de políticas públicas. Bem como, pelo fortalecimento dos fóruns constituídos como espaços democráticos de debate e construção de propostas.

No Voluntariado destacamos todos aqueles que doam seu tempo e sua força de trabalho de forma solidária buscando a transformação social e a assumindo para si a responsabilidade junto a organizações sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade.

Para a garantia de direitos, devemos refletir sobre o histórico de exclusão sofrido em nosso país. O período em que não nos foi permitido a democracia participativa, faz com que se reproduza práticas cotidianas de autoritarismo.

 Como se rompe com esses processos? Devemos desenvolver estratégias que nos façam romper com a lógica imposta. Através do diálogo em espaços de formação, fóruns, conselhos construídos coletivamente. As Políticas Públicas não são garantidoras de direitos e devemos avançar nas instâncias de controle social. Quem são os beneficiários das políticas sociais? Que benefícios trazem para a qualidade de vida dos trabalhadores/as? A universalização dos direitos é considerada?

Ressaltamos, que os trabalhadores/as e educadores sociais buscam reconhecimento  enquanto  categoria. Nossa luta é por espaços de formação popular, garantias e defesa de direitos e melhores condições de trabalho, reconhecimento e inserção no mundo do trabalho, priorização das relações em detrimento do capital e a  constante luta por captação de  recursos e melhoria no percentual de convênios com a governança a fim de garantir que parcelas populares tenham um mínimo de atendimento. 

Lembremos de nossos jovens trabalhadores/as com sua diária exclusão ao mundo do trabalho e o direito ao primeiro emprego negado pela discriminação sofrida por serem oriundos de classes populares.

Gritemos bem alto: o 1º de maio não é um dia de festas, mas um dia de lutas! É um dia em que todos os trabalhadores e trabalhadoras apontam que esta classe é quem produz a riqueza! Lutemos por viver em um mundo onde nossas expectativas de trabalho e vida, se correspondam. Um mundo que não seja entremeado por guerras, pelo desemprego, pela insegurança. Onde se possa viver em paz, sem a propriedade privada dos meios de produção, sem a opressão e a brutalidade do sistema capitalista que vivemos.

Este dia é um símbolo da luta da classe trabalhadora pela abolição da exploração do homem pelo homem, é um dia que nos convida a empunhar com mais força a bandeira pela unidade de nossa classe, e pela refundição dos movimentos dos trabalhadores com os movimentos populares, para criar condições de um contra-ataque que possa dar fim a situação atual.

É o dia que reafirmamos nossa decisão de seguir lutando nas batalhas do presente e do futuro, de seguir até a vitória final.



0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores