27 de setembro de 2011

Voluntários do projeto Sinergia Digital levam os alunos para visitar o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS




No último sábado (24/09) os alunos adolescentes do projeto Sinergia Digital visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. O passeio faz parte do objetivo do curso que é o de proporcionar uma formação plena aos alunos, não se restringindo apenas aos conhecimentos de informática. É mais uma atividade que visa a integração e a diversificação de conhecimentos dos alunos, como já havia sido realizado anteriormente na visita à biblioteca Irmão José Otão e na confraternização no piquete da Pastoral durante a semana Farroupilha.

Os voluntários do projeto encontraram os alunos no prédio 50 e em seguida deslocaram-se até o MCT onde, após deixarem seus pertences no armário, passaram a visitar e conhecer as diversas atrações do museu. A primeira parada foi no aparelho que permite a simulação de um astronauta solto no espaço. Fez muito sucesso e vários alunos se arriscaram a experimentar.

Em seguida, a turma foi dividida em pequenos grupos, cada um deles acompanhado por um voluntário, que passaram então a explorar as diversas atrações do museu. 




Dentre os setores que mais fizeram sucesso entre a gurizada estão o mini estúdio de TV que permite aos alunos experimentarem a sensação de produzir um programa jornalístico e o vôlei virtual, que atrai a garotada justamente por provocar a sensação de se estar dentro de um videogame.

As exposições de cerâmicas andinas e marajoaras e de artesanato africano também despertaram a curiosidade da turma, da mesma forma que as instalações que demonstram a quantidade de bactérias que pode existir em uma cozinha e que dá dicas de segurança dentro de casa.

Após uma parada estratégica para o lanche, os alunos voltaram ao museu e puderam experimentar ainda muitas outras curiosidades, como a parabólica que permite a conversação sem fios à distância, o videofone e o elevador aspirador, que consiste na elevação de uma cadeira, com até 250 kg, por um aspirador de pó.


Eduardo Freitas

Estudante de História da PUCRS

Voluntário do Projeto Sinergia Digital


















Saiba mais sobre o projeto Sinergia Digital:

O Projeto Sinergia Digital surgiu em 2004, em uma parceria entre o Centro de Pastoral e Solidariedade (CPS) e a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da PUCRS.

O objetivo do Projeto é contribuir para a inclusão social de crianças, adolescentes, adultos e idosos pela apropriação de saberes acerca da utilização de ferramentas computacionais e pelo desenvolvimento de ações voltadas à formação integral e cidadania.




Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

avesol@avesol.org.br

Seguidores