Aconteceu no dia 3 de setembro na PUCRS o Encontro de Formação – Módulo I: preparação ao voluntariado.
O encontro propiciou debates relativos ao conceito de voluntariado, assim como, a relação dos voluntários com as comunidades e organizações sociais. Os voluntários foram convidados a sistematizar o resultado do acúmulo das discussões, bem como redigir suas experiências em voluntariado. A partir disso o voluntário Willian Schmitt Werle do 1º semestre de Direito da PUCRS escreveu:
“A Esperança é o que nos move”
Praticar atividades voluntárias sempre foram de meu interesse, afinal, esta é uma das formas de adquirir horas complementares. Este foi meu intuito no ato da inscrição. No entanto, dei-me conta de que meu objetivo estava completamente precipitado ao conhecer uma jovem garota. Ela também tinha um objetivo, e ainda o tem, porém, com proporções extremamente distintas. Eu visava horas complementares, já ela, de um transplante de pulmão. Foi um choque de realidade e, por outro lado, uma oportunidade para reavaliar as minhas decisões.
Pensei nos inúmeros casos de vulnerabilidade social e, nesta perspectiva, reajustei meus objetivos e marquei presença no encontro de formação, agora com a finalidade de auxiliar as pessoas que passam por algum tipo de dificuldade. O encontro foi marcado com a presença de 46 voluntários, além dos instrutores, mestres nesta atividade solidária. São 46 voluntários que por algum motivo especial visam promover trabalhos beneficentes. O encontro contou com a presença inclusive de um grupo de espanhóis que pretende atuar na Vila Fátima. Assim, reforço a idéia de que juntos iremos superar os desafios oferecendo um pouco mais de esperança aos que dela necessitam.
Em nome dos 46 candidatos ao voluntariado AVESOL/PUCRS do dia 03/09/2011, digo e afirmo:
- Seremos nós os grandes vitoriosos!
0 commentário:
Postar um comentário
Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.