quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Na tarde do dia 08 de agosto, aconteceu o encontro mensal da Rede Ideia na sede da AVESOL, contou com a presença de 30 participantes de empreendimentos. Iniciou com uma mística, após lançou-se a pergunta Como Economia Popular surgiu na minha vida?  O que eu entendo por Economia Popular? Os participantes foram provocados a pensar o que tudo isso tem a ver consigo e com sua escolha em praticar a Economia Popular. Solidariedade, cooperação e a luta por um mundo justo e igualitário, foram alguns dos valores identificados.  A busca por uma sociedade justa e igualitária, com a garantia de direitos para todos e todas, são o fermento da massa da luta da transformação social desses grupos. Os grupos identificaram que algumas relações que se desenvolvem e que não envolvem dinheiro são as relações de afeto. 

Esse modo de produzir e consumir, que se opõe ao capitalismo, leva em consideração acima de tudo o bem-estar do próximo. Ao invés do lucro, considera a vida dos trabalhadores e trabalhadoras e a conservação do ambiente que os cerca. Ao invés do patrão, traz a quebra da hierarquia com a valorização da coletividade a autogestão é a marca desse modelo. 

A existência de políticas públicas se torna de grande importância para as questões sociais, onde define o papel do Estado na elaboração das atividades em dar soluções aos conflitos sociais e melhorias na qualidade de vida para a sociedade. Precisamos buscar respostas e propostas para as mudanças estruturais necessárias, que nos apontem a melhor forma que devem ser construídas as políticas públicas para elaboração de programas e projetos que afirmem esse desenvolvimento em áreas como: educação em todos os níveis, saúde, geração de trabalho e renda, segurança, habitação, política industrial, relações de comércio interno e externo, agricultura, ciência, pesquisa/tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social. 

Após reflexão e partilha da grande roda o Coordenador Douglas, lançou a proposta da construção de uma “Carta de Compromisso Público com a Economia Solidaria” para ser enviada aos candidatos, para o próximo encontro todos já tragam algo construído no seu grupo para juntos construirmos a carta. O encontro foi finalizado com os informes:  Feiras da Cidadania, parceria com Hospital Moinhos e Loja virtual, todos contribuíram para que este momento de reflexão e partilha viessem acontecer.  





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores