sexta-feira, 21 de novembro de 2014



O dia 20 de novembro é marcado pela morte do Zumbi dos Palmares, um lutador da liberdade. Em 1695 os traços de selvageria e de desrespeito com o povo negro tinha faces muito mais acentuadas do que hoje, e lá já estava ele, Zumbi.  Esse dia simboliza o entendimento e importância histórica que tiveram os negros na construção do Brasil. Esse povo valente e corajoso passou séculos sendo açoitado e menosprezado pelos monarcas e as elites, deixando cicatrizes enormes na face do nosso país. Reparar esse dano histórico talvez seja o primeiro passo para conseguirmos superar esses anos de sofrimento.

O legado é uma cultura repleta de elementos múltiplos, que mistura África e América, que transborda sabedoria, que se integra a natureza, que reverbera a capacidade criativa, e que por fim, não desanima apesar do sofrimento quem vem sofrendo à  séculos. Pelo contrario, é cada vez mais forte, e que aparece a cada momento que passa com uma força politica surpreendente. 
Esse dia, 20 de novembro é uma conquista que exigiu a vida de muitos lutadores, muitos jovens discriminados e mortos pela sua etnia, muitos Zumbis e muitas almas corajosas, verdadeiros guerreiros que nunca desistiram da luta e que sempre exigiram igualdade.
Viva o povo negro, via a natureza e viva a igualdade!​


O CRDH-AVESOL, junto com o CODENE, realizou uma ótima atividade no dia 20, no Largo Zumbi dos Palmares no bairro Cidade Baixa, para discutir o tema - Extermínio da Juventude. Essa atividade contou com a presença de lideranças locais como também, militantes, jovens e educadores.

0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores