sexta-feira, 20 de julho de 2018


No dia 13 de julho, O Centro de Referência em Direitos Humanos - AVESOL, realizou, a oficina sobre os Direitos Humanos e Cidadania no Instituto São José em Santa Maria. A oficina foi confeccionar a boneca Abayomi ressignificando sua representação para os povos africanos, e como tem sido a diáspora dos povos imigrantes. Debatemos com o grupo da Rede Ideia sobre a violação de direitos as humilhações e agressões que vive hoje as famílias que buscam uma oportunidade de uma vida melhor em outros pais. Pois sabemos que há uma legislação vigente que é a   Lei  da Imigração 13.445/24/05/2017- prevê   Art. 4o  Ao migrante é garantida no território nacional, em condição de igualdade com os nacionais, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, bem como são assegurados: III - direito à reunião familiar do migrante com seu cônjuge ou companheiro e seus filhos, familiares e dependentes; O grupo refletiu sobre esta realidade com alguns comentários logo em seguida começamos a roda de conversa sobre o tema proposto a Abayomi e seu contexto histórico. A história é que para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros navios de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.

As bonecas sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas. Ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa Encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
A boneca traz a importância histórica e social de identidade e afirmação. As artesãs da Rede Ideia ficaram comovidas com a história de luta e resiliência, dessas mulheres e cada uma fez sua Abayomi como resgate da história do Continente Africano e concluímos a oficina.




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores