sexta-feira, 20 de julho de 2018


Desafiar é o verbo mais conjugado na Cooperativa de Catadores ACRER de Cachoeirinha - RS. 
A ACRER é uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, em que aproximadamente 80% dos integrantes são mulheres.
O grupo tem grandes desafios para 2018 entre eles: o aumento da renda das cooperadas e para isso precisam reconstruir o muro que abriga o material para a separação.  Se você não está acostumada (o) com o mundo da reciclagem, explicamos para você. O sistema produtivo de uma cooperativa de catadores funciona da seguinte forma: O material que separamos em casa, é coletado na coleta seletiva, depois é transportado para a cooperativa de catadores, e precisa ser acondicionado para ser separado por tipo de material (papel, plástico, vidro, metal). Se você já faz esse tipo de separação entenda que existem diferentes tipos de plásticos e cada tipo precisa ir, com a seleção exata para a indústria da reciclagem.
Não precisa ficar preocupada (o) com isso, os catadores são especialista nesse tipo de separação. O que nós precisamos entender, para contribuir com o trabalho da cooperativa de reciclagem, é que é necessário separar o material reciclável e ficar atenta (o) aos dias de coleta seletiva.
Não precisa ter um saco para cada tipo de material (papel, plástico, vidro, metal). Pode colocar todo o seu material reciclável no mesmo saco. Lembre-se de envolver os vidros quebrados com bastante papelão, ou jornal e escrever algum tipo de aviso para proteger os coletores e o pessoal das cooperativasJ.
Mas, nos deixem falar mais um pouco dos tipos de materiais recicláveis. Peguemos por exemplos o copinho de plástico e a garrafa PET de 2 litros de refrigerante os dois exemplos são plásticos mais cada um tem seu processo de reciclagem e o valor econômico distintos, por isso a importância, para as cooperativas de não misturar esses dois plásticos na hora da venda. Você em sua casa pode ficar tranquila (o) pode misturar, só não pode, esquecer de separar o material e os dias da coleta seletiva para ajudar a Cooperativa ACRER a trabalhar pelo meio ambiente e gerar renda para suas famílias.
O grande desafio da cooperativa ACRER é organizar esse processo no seu espaço atual de produção. O grupo sofreu um incêndio em 2015 que destruiu grande parte das mesas de separação e as paredes do silo que acomoda o material da coleta seletiva. Por não ter mais o silo o grupo viu sua produção diminuir drasticamente e por consequência sua renda diminuir.  Então pessoal de Cachoeirinha vamos ajudar as (os) cooperadas (dos) da Cooperativa de Catadores ACRER separando os materiais recicláveis e os entregando nos dias de coleta seletiva!




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores