quinta-feira, 18 de julho de 2019


Na mesma semana em que se calcificou o maior ataque do governo Bolsonaro aos trabalhadores, através da aprovação da Reforma da Previdência, aconteceu em Santa Maria a 26° FEICOOP e 15° Feira Latino Americana de ECOSOL de 11 a 14 de julho de 2019.
As consignas de resistência e insistência encunhada pela Irma Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, na abertura do evento deu o tom para as atividades que seguiram durante os quatro dias de comercialização e formação.
A Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESOL esteve presente junto com a Rede Ideia (Rede de Economia Solidária apoiada pela AVESOL) que contou com a participação de 50 representantes de grupos de economia solidária. A Rede Ideia foi a maior delegação dos grupos de economia solidária a participar do evento.
A AVESOL fez parte das entidades e autoridades que compuseram a mesa de abertura, também ajudou a organizar o Seminário: Reciclagem, bandeira de luta dos ambientalistas contra a incineração, que teve como proponentes a União Nacional das Cooperativas e Associações de Catadores – UNICATADORES e o Movimento Nacional das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR e ASCAT – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada. A noite do dia 13 (sábado) foi aquecida pela formação sobre cidadania e participação popular que aconteceu no hotel onde os grupos da Rede Ideia estavam hospedados, o momento foi conduzido pelo advogado do CRDH – AVESOL, Pedro Gil. A AVESOL também esteve na articulação e organização da reunião do Fórum Brasileiro de Economia Solidária que durante sua reunião lançou o documento provocador para construção do documento base para a VI Plenária.
Não há dúvida que a FEICOOP e a Feira Latino Americana de ECOSOL é um espaço de resistência e insistência. Frente aos muitos ataques sofridos pela classe trabalhadora a Economia Solidária tem uma árdua tarefa pela frente.
Acreditamos que é necessário Fortalecer os Fóruns de Economia Solidaria, para fazer a luta política é preciso ocupar os espaços de representação democrática da Economia Solidária, seguir em uma linha de formação continuada e permanente, ampliar os espaços de capacitação para as trabalhadoras e trabalhadores, possibilitando organizar arranjos produtivos em redes colaborativas que respeitem a vida do planeta. É preciso derrotar o capitalismo e seus agentes de plantão, para isto precisamos avançar em nossas organizações e em nossas lutas, defendemos unidade de ação entre os movimentos populares e todos que tenham em suas bandeiras a luta anticapitalista e antifascista.





0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores