segunda-feira, 4 de abril de 2016

Finalizando março, o mês da Mulher, o CRDH – AVESOL organizou a primeira edição do Café com Direitos de 2016 sobre “ Democracia e Direitos das Mulheres”.

As convidadas eram Eliane de Moura Martins, da coordenação do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos (MTD); Fernanda Melchionna, Vereadora da Câmara Municipal de Porto Alegre; e Paula Pinhal de Carlos, doutora em Ciências Humanas e professora do curso de Direito do Centro Universitário LaSalle e Centro Universitário Ritter dos Reis.
Eliane fez um profunda análise da conjuntura política do país, não somente em relação ao atual momento em que vivemos, mas resgatando as origens históricas das conquistas populares por cidadania e direitos sociais. Demonstrou que temos uma democracia ainda muito recente, agravada por nossas heranças mal resolvidas de escravidão, patrimonialismo e machismo, sendo necessário lutar contra qualquer indício de retrocesso.
Fernanda também analisou a conjuntura do país, mas a partir de episódios mais específicos e recentes da nossa história política, e apresentou uma série de contradições em que a esquerda e os governos têm se envolvido ao não avançar em pautas importantes de direitos humanos e combate às desigualdades. Também apresentou propostas de mais democracia e participação como saída da crise e para o resgate da luta popular. Assim como a Eliane, procurou sempre destacar o papel das mulheres na política e nos movimentos sociais.
Paula apresentou as chamadas ondas do feminismo, situando-as historicamente e conectando-as às lutas por direitos comentados pelas duas primeiras convidadas. A partir de exemplos de legislação e de julgamentos paradigmáticos, afirmou que o Brasil ainda possui demandas das primeiras ondas do feminismo. Também analisou os novos movimentos feministas que utilizam das redes sociais para lançar campanhas que atingem grande parte da população e encorajam as mulheres a exporem situações experienciadas de violência, reforçando a sororidade. 
A contribuição das mulheres e homens presentes foi muito interessante, e importante para mostrar o lado prático das situações apresentadas e levantar novas questões, pois o assunto é amplo. E fica  também o desafio de aprofundarmos a pauta do Feminismo Popular, com agendas para debate e alinhamento dessa temática, ampliando as pluralidades no que se refere a Mulher.
Agradecemos a participação de todos e certamente vamos levar as ideias construídas nesse encontro para nossas lutas!




0 commentário:

Postar um comentário

Comentários com expressões ofensivas serão excluídos.

YouTube

YouTube
Assitir vídeos da AVESOL no canal de YouTube

Arte Por Toda Parte

Arte Por Toda Parte
Conheça um pouco do projeto Arte Por Toda Parte

Notícias arquivadas

Tecnologia do Blogger.

Como Chegar

Principais Contatos

51 3221 2318

[email protected]

Seguidores